Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

 Projetos de Bioeconomia

Pesquisar projectos

MilkEE

Entidade líder do projeto: CONFAGRI
Responsável pelo projeto: CONFAGRI
Parceiros:

ISQ, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), União de Cooperativas de Entre o Douro e Minho e Trás-os-Montes (AGROS), União de Cooperativas de Produtores de Leite de Entre Douro e Mondego (LACTICOOP) e Cooperativa Agrícola de Produtores de Leite (PROLEITE).

Breve descrição:

O projeto que pretende melhorar nas explorações leiteiras no uso da energia, água e utilização dos efluentes pecuários. O objetivo é de diminuir os custos e melhorar o desempenho ambiental.

No âmbito do projeto serão desenvolvidas várias iniciativas, nomeadamente auditorias energéticas e de uso de água em explorações que se pretendem sejam representativas do conjunto das explorações leiteiras, sendo posteriormente desenvolvidas recomendações que serão divulgadas por técnicos e agricultores para melhoria da eficiência energética e hídrica.

O projeto prevê ainda o desenvolvimento de uma ferramenta de autodiagnóstico da eficiência energética e hídrica das explorações, podendo esta ser utilizada por qualquer produtor de leite ou por quem o apoie tecnicamente. Esta aplicação produzirá recomendações adaptadas a cada exploração em concreto e permitirá a realização de uma análise de benchmarking, comparando a exploração em análise com valores médios das restantes explorações.

Além disso, será avaliado o uso que é feito dos efluentes bovinos nas áreas florestais complementares das explorações leiteiras, sendo também produzidas recomendações para melhorar e incrementar o uso destes subprodutos na fertilização das áreas florestais, estando previstas a realização de duas ações práticas de demonstração de aplicação de efluentes em áreas florestais. Os resultados do projeto serão disseminados nos canais de comunicação dos membros do consórcio e em eventos especialmente organizados para o efeito.