ISQ, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), União de Cooperativas de Entre o Douro e Minho e Trás-os-Montes (AGROS), União de Cooperativas de Produtores de Leite de Entre Douro e Mondego (LACTICOOP) e Cooperativa Agrícola de Produtores de Leite (PROLEITE).
O projeto que pretende melhorar nas explorações leiteiras no uso da energia, água e utilização dos efluentes pecuários. O objetivo é de diminuir os custos e melhorar o desempenho ambiental.
No âmbito do projeto serão desenvolvidas várias iniciativas, nomeadamente auditorias energéticas e de uso de água em explorações que se pretendem sejam representativas do conjunto das explorações leiteiras, sendo posteriormente desenvolvidas recomendações que serão divulgadas por técnicos e agricultores para melhoria da eficiência energética e hídrica.
O projeto prevê ainda o desenvolvimento de uma ferramenta de autodiagnóstico da eficiência energética e hídrica das explorações, podendo esta ser utilizada por qualquer produtor de leite ou por quem o apoie tecnicamente. Esta aplicação produzirá recomendações adaptadas a cada exploração em concreto e permitirá a realização de uma análise de benchmarking, comparando a exploração em análise com valores médios das restantes explorações.
Além disso, será avaliado o uso que é feito dos efluentes bovinos nas áreas florestais complementares das explorações leiteiras, sendo também produzidas recomendações para melhorar e incrementar o uso destes subprodutos na fertilização das áreas florestais, estando previstas a realização de duas ações práticas de demonstração de aplicação de efluentes em áreas florestais. Os resultados do projeto serão disseminados nos canais de comunicação dos membros do consórcio e em eventos especialmente organizados para o efeito.