UNIVERSIDADE DE FLORENÇA; UNIVERSIDADE BEN GURION; FOTOSINTETICA & MICROBIOLOGICA S.R.L.; EVODOS; ALGOSOURCE TECHNOLOGIES; A&A FRATELLI PARODI S.P.A.; ABENGOA BIOENERGIA NUEVAS TECNOLOGIAS,S.A.; IN S.R.L.; HART ENERGY
O BIOFAT é um projeto de demonstração de microalgas para biocombustíveis que integra toda a cadeia de valor do processo de algas, desde o crescimento otimizado, a acumulação de amido e de lípidos, até ao processamento (biorefinaria), incluindo a produção de biocombustível.
A abordagem BIOFAT integra e amplia as tecnologias e habilidades complementares de cada parceiro num projeto multidisciplinar global. O projeto foi implementado em duas fases:
(i) Otimização de processos em duas instalações em escala piloto, cada uma com meio hectare de área, localizadas em Itália e em Portugal; e
(ii) modelagem econômica e scale-up para uma instalação de demonstração de 10 hectares.
As duas unidades-piloto, BPPP - Planta Piloto BIOFAT Pataias e BCPP - Planta Piloto BIOFAT Camporosso, já estavam instaladas e em operação. Ambas as unidades piloto foram projetadas com tecnologias que faziam parte da expertise de cada parceiro, plataformas bem estabelecidas para a produção de microalgas: Green Wall Panels (GWPs), Fotobiorreatores Tubulares (PBRs) e Raceways. A BPPP, localizada em Portugal, utiliza raceways não convencionais com rampas inclinadas, Raceway Cascata - CRW.