Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

 Projetos de Bioeconomia

Pesquisar projectos

FermALG

Entidade líder do projeto: CMP - Cimentos Maceira e Pataias S.A.
Responsável pelo projeto: Joana Silva
Parceiros:

A atividade de desenvolvimento do negócio é centralizada pela empresa Allmicroalgae – Natural Products pertencente ao Grupo Secil.

Breve descrição:

O projeto de uma Unidade de Produção de Microalgas – que inclui um laboratório na fábrica e a produção de microalgas até à fase de embalamento do produto em pó – começou há cerca de dez anos com uma preocupação ambiental. De facto, as empresas do setor têm vindo a procurar formas de sequestrar grande parte do CO2 emitido que apesar de ter vindo a baixar consideravelmente tem de atingir as metas europeias cada vez mais apertadas para a redução de gases com efeito de estufa. No caso do grupo Secil existem várias estratégias/estudos a serem testados e implementados sendo as microalgas um dos cenários. 

O projeto FermALG visou o desenvolvimento de uma nova tecnologia assim como o aumento da capacidade produtiva pela geração de inóculo de elevada qualidade sendo o resultado de um longo processo de investigação, iniciado há mais de uma década (2007). Por outro lado, a unidade de produção localizada em Pataias, desenvolve tecnologias específicas para a produção de microalgas em grande escala nomeadamente sistemas de produção e de colheita, entre outras.   Ricas em proteínas, minerais, hidratos de carbono, ácidos gordos, vitaminas e outros componentes, as microalgas são responsáveis pelo processo de fotossíntese e conseguem duplicar a sua biomassa mais de duas vezes por dia, ou seja, têm uma produtividade maior do que qualquer outra fonte vegetal de nutrientes. 
O projecto Fermalg é um excelente estudo de caso para produção de biomassa de microalgas para transformação em produtos bioquímicos- cosmética , biofertilizantes , bioplásticos ou biocombustíveis. Actualmente a Secil está a comercializar produtos  para a alimentação animal e humana sendo Certificada em Segurança Alimentar pela ISO 22 000:2005.
O resultado é duplo visto que a unidade tem em consideração a sustentabilidade dos seus processos nomeadamente a recirculação da água, dos nutrientes, a redução dos custos energéticos, entre outros que em sinergia contribuem significativamente para o sucesso do projeto.