Universidade de Aveiro; RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel; Saint-Gobain Weber Portugal S.A. e Ventiláqua, S.A.
Este projeto, enquadrado numa lógica da economia circular, visa desenvolver novos produtos, matérias-primas alternativas e tecnologias associados à valorização de subprodutos decorrentes da atividade de produção de pasta para papel. O projeto Proteus visa o desenvolvimento de novos produtos, matérias-primas alternativas e tecnologias associados à valorização de subprodutos decorrentes da atividade de produção de pasta para papel e na perspetiva de economia circular. O Proteus é uma proposta inovadora, quer no conceito, quer no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias dado que os subprodutos de partida atualmente não têm uma valorização significativa.
Objetivos
> Produção de clínquer com incorporação de misturas de lamas calcárias, lamas biológicas e cinzas volantes.
> Incorporação no fabrico de geopolímeros de misturas de cinzas volantes, dregs e efluente alcalino.
> Produção de argamassas cimentícias com incorporação de misturas de cinzas volantes e grits ou misturas de cinzas volantes, grits e clínquer produzido nas condições acima referidas.
> Produção de argamassas poliméricas com incorporação de misturas de cinzas, dregs, grits e efluente alcalino.
> Produção de biochar a partir de lamas biológicas com potencial incorporação de cinzas volantes.
> Desenvolvimento de tecnologias para a remoção de compostos orgânicos halogenados (AOX) do efluente líquido proveniente.