Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

 Projetos de Bioeconomia

Pesquisar projectos

EntoValor - Insetos como uma oportunidade na valorização de resíduos

Entidade líder do projeto: ENTOGREEN
Responsável pelo projeto: Daniel Murta
Site do projeto: http://www.entogreen.org/entovalor
Parceiros:

INIAV, AgroMais, Rações Zêzere, Consulai

Breve descrição:

A transição para uma economia circular passa pela conversão de resíduos orgânicos de origem agroalimentar, em matérias-primas secundárias, nomeadamente em novas fontes nutricionais para os alimentos compostos para animais e em fertilizantes orgânicos para os solos. Estes resíduos são materiais de base biológica podendo apresentar vantagens ligadas à sua renovabilidade, biodigestão ou possibilidade de conversão.

O motor desta conversão são os insetos, particularmente as larvas da Mosca Soldado Negro, Hermetia illucens (Black Soldier Fly – BSF). As larvas de BSF serão a peça chave necessária para fechar o ciclo produtivo dos produtos agroalimentares, permitindo devolver os nutrientes, que de outra forma se perderiam, aos animais e aos solos. Estas larvas, depois de atingirem uma fase larvar avançada, são separadas e desidratadas, constituindo uma fonte nutricional a incluir em alimentos compostos para animais. Os resíduos biodegradados por estas larvas serão posteriormente usados como fertilizantes orgânicos.

Os conhecimentos técnicos e científicos existentes carecem de desenvolvimentos que permitam a aplicação à escala industrial. O projeto prevê o estabelecimento destes conhecimentos, levando à realização de testes no terreno, à instalação de uma unidade piloto e de protótipos que possibilitem a valorização destes resíduos à escala industrial de forma eficiente.

O desenvolvimento das soluções está estruturado para que se identifiquem inicialmente quais os resíduos orgânicos passíveis de serem convertidos pelas larvas de BSF e qual a eficiência dessa conversão. Para isso, a Ingredient Odyssey, responsável pelo projeto e pela produção de insetos, irá trabalhar em estreita colaboração com o co-promotor Agromais Plus, S.A., produtor agroalimentar do setor hortofrutícola. Esta empresa facultará amostras de resíduos que serão testadas individualmente (resíduos de cebola, batata, brócolo e outros hortícolas). Posteriormente serão desenvolvidos processos e métodos de valorização de resíduos (por biodigestão) que permitam maximizar a eficiência destas operações.

Ao longo destes processos realizar-se-á amostragem dos produtos obtidos (larvas e fertilizantes orgânicos resultantes da biodigestão provocada pelas larvas), para avaliação, pelo co-promotor INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, IP), da qualidade nutricional e pesquisa de eventuais contaminantes microbiológicos, químicos e tóxicos.

Por fim, será estudada a utilização dos produtos finais desenvolvidos, as matérias-primas secundárias, na indústria de alimentos compostos para animais, pelo co-promotor Rações Zêzere, S.A. (galinhas poedeiras) e INIAV (frangos de engorda), e como fertilizante orgânico, pelo INIAV e Agromais Plus.

Nesta primeira abordagem, paralelamente ao desenvolvimento de processos que permitam a valorização eficiente destes resíduos, serão estabelecidas normas que permitam garantir a qualidade e a biossegurança dos produtos finais, essenciais para a avaliação da possibilidade de utilização desta estratégia de valorização.

A Consulai – Consultoria Agro-Industrial, Lda. (co-promotor), irá desenvolver uma plataforma dinâmica, disponível online, onde será feita a divulgação de resultados à sociedade e que constituirá uma ferramenta de sensibilização e de acompanhamento dos progressos a serem alcançados.

O resultado final do projeto é a criação de uma nova indústria em Portugal, geradora de valor económico e assente na sustentabilidade agroalimentar. A empresa-líder espera com este projeto criar duas novas linhas de produtos inovadores e um novo serviço. Contudo, devido à natureza exportável dos produtos e serviços, ambicionam que este projeto os catapulte para o mercado internacional num futuro próximo.

Este projeto foi destacado pela Rede Europeia de Desenvolvimento Rural no âmbito da Bioeconomia e a respetiva ficha poderá ser consultada aqui.