Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

 Projetos de Bioeconomia

Pesquisar projectos

XylOut

Entidade líder do projeto: Instituto Pedro Nunes
Responsável pelo projeto: Joana Costa (Investigadora)
Site do projeto: https://xylout.pt/
Parceiros:
  • Instituto Pedro Nunes - líder do projeto
  • Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar (CATAA) 
  • Universidade de Coimbra (UC)
  • APPIZEZERE - Associação de Proteção Integrada e Agricultura Sustentável do Zêzere
  • Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos - Associação CNCFS
Breve descrição:

O projeto Xylout é um estudo multidisciplinar financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal e liderado pelo Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar (CATAA). O projeto Xylout é uma iniciativa que busca combinar conhecimentos em epidemiologia, ecologia, genômica e modelagem matemática para estudar as doenças reguladas de Prunus na região da Beira Baixa, em Portugal. Essas doenças, que afetam culturas importantes como cerejas, amêndoas e pêssegos, são causadas por diferentes patógenos, incluindo fungos e bactérias, e podem ter impactos significativos na produção agrícola.

O projeto tem como objetivo principal entender melhor os fatores que contribuem para o surgimento e a propagação dessas doenças, bem como desenvolver estratégias de prevenção e controle. Para isso, a equipa do projeto está a recolher dados de campo e amostras biológicas, além de utilizar técnicas de genômica ecológica e modelagem matemática para entender como os patógenos se comportam em diferentes condições.

Este é um projeto importante porque as doenças das culturas de frutas representam uma grande ameaça para a produção agrícola em todo o mundo, e podem ter impactos econômicos significativos. Com o conhecimento gerado pelo projeto, será possível desenvolver estratégias sustentáveis para prevenção e controle dessas doenças, garantindo a segurança alimentar e a sustentabilidade económica da produção agrícola em Portugal e em outros lugares.

O Xylout também tem como objetivo criar uma rede de cooperação entre os diferentes parceiros do projeto e outras instituições e grupos de pesquisa, promovendo a partilha de conhecimento e a colaboração em projetos relacionados à saúde das culturas de frutas e ao desenvolvimento de estratégias sustentáveis para a produção agrícola. O projeto também promove a capacitação e a formação de estudantes e profissionais envolvidos no setor agrícola, visando fortalecer as competências técnicas e científicas nessa área.

O projeto Xylout organizou um workshop internacional sobre doenças emergentes para a hortofruticultura em Portugal, que teve a participação de especialistas nacionais e internacionais para discutir os avanços científicos na prevenção e controle de doenças em frutas e hortaliças.