INRA Genphyse; Animal Production Research Institute (APRI); CITA - Animal Production and Health Unit, Zaragoza, Spain; The Higher School of Agriculture of Kef (ESAK), Tunisia; Institut National de Recherche Agronomique de Tunisie (INRAT); SELMET associates researchers from CIRAD, INRA and Montpelier SupAgro
O projeto Adapt-Herd desenvolverá ferramentas de simulação para implementar e projetar estratégias inovadoras de resiliência e eficiência em rebanhos de pequenos ruminantes. Para desenvolver essas ferramentas, o conceito predominante é que ovelhas e cabras têm mecanismos biológicos fortes para lidar com recursos alimentares restritos e variáveis. Essas capacidades adaptativas podem ser totalmente integradas nas estratégias de gestão para fazer face aos atuais constrangimentos alimentares na área do Mediterrâneo, mas também às futuras perturbações induzidas pelas alterações climáticas.
O projeto fornecerá novas informações sobre a adaptação e resiliência animal devido às condições ambientais atuais e futuras do Mediterrâneo, por meio de uma melhor compreensão da interação entre o genótipo e o ambiente da infância na capacidade adaptativa dos adultos. Irá também fornecer soluções técnicas baseadas nas capacidades adaptativas das raças locais, contribuindo assim para a valorização da biodiversidade local. Ao avaliar os efeitos dos cenários de alterações climáticas na resiliência e eficiência de várias opções técnicas, o projeto fornece resultados úteis para apoiar a decisão nos caminhos do desenvolvimento rural. Finalmente fornecerá ferramentas para aumentar a inovação futura na área do Mediterrâneo, com protocolos para organizar a recolha de dados e uma arquitetura de modelação comum, com base numa caixa de ferramentas de fácil utilização.
As soluções de gestão adaptadas localmente irão melhorar a capacidade dos sistemas pecuários de se adaptarem às alterações climáticas através:
i) da gestão da nutrição na primeira infância para salvaguardar as capacidades adaptativas dos adultos;
ii) da gestão da reprodução para encontrar a melhor correspondência entre a oferta de ração e as necessidades do rebanho;
iii) da adaptação das estratégias de alimentação do grupo, dependendo das capacidades adaptativas dos animais e
iv) da gestão da demografia do rebanho com reposição e abate para ajustar a procura de alimentos.
-