KWR Water Research Institute; University of Thessaly (UTH); University of Exeter (UNEXE)KWR Water Research Institute; University of Thessaly (UTH); University of Exeter (UNEXE)IHE Delft; Potsdam Institute for Climate Impact Research (pik); Technical University of Madrid (UPM); Bocconi University (UB); United Nations University (UNU); Radboud University (RU); Royal Institute of Technology (KTH); Uppsala University (UU); Eurecat; University of Sassari (UNISS); Enki; PBL Netherlands Environmental Assessment Agency; DHI; South West Water (SWW); ACTEON; Epsilon Malta (EPSILON); Cambridge Econometrics (CE); Strane Innovation (SI); Fresh Thoughts Consulting; Baltic Environmental Forum - LATVIA; People and Water (P&W); Water Europe
O SIM4NEXUS procurou novas evidências científicas sobre a gestão sustentável e integrada de recursos (água, terra, energia e alimentos) na Europa e noutros locais e adotou o conceito Nexus para testar caminhos possíveis para uma Europa eficiente em recursos e de baixo carbono. Tradicionalmente, os desafios da gestão dos recursos naturais têm sido enfrentados com uma abordagem de política setorial. No entanto, é cada vez mais reconhecido que diferentes setores estão interligados num sistema complexo e que interage mutuamente. Uma abordagem de nexo é proposta para identificar sinergias e trade-offs entre setores e para promover o uso sustentável e eficiente dos recursos, especialmente à luz das alterações climáticas.
O projeto permitirá melhorar a compreensão de como as políticas de gestão da água, produção e consumo de alimentos, abastecimento de energia e uso da terra estão interligadas e como se relacionam com a ação climática.O projeto permitirá melhorar a compreensão de como as políticas de gestão da água, produção e consumo de alimentos, abastecimento de energia e uso da terra estão interligadas e como se relacionam com a ação climática.As atividades de investigação ofereceram bases sólidas sobre os benefícios do uso de uma abordagem Nexus, principalmente para explorar e criar sinergias entre políticas e evitar conflitos entre políticas. As políticas europeias para os setores água-terra-energia-alimentos-clima contam com compensações noutros setores, no entanto as oportunidades de sinergias são menos exploradas e não há um procedimento institucionalizado para uma avaliação Nexus abrangente de novas políticas. Novos temas de integração, por exemplo, economia circular e de baixo carbono, relacionados com a eficiência de recursos, podem estimular uma abordagem Nexus.Os resultados e produtos incluirão conhecimento e produtos a serem usados para formação e educação. Aplicações comerciais e cursos serão planeados para garantir o acompanhamento das ações.
-