Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

EyesOnTraps+ - Detecção inteligente de pragas da vinha por aprendizagem automática para monitorização fitossanitária da vinha

Entidade líder do projeto: GeoDouro – Consultoria e Topografia, Lda
Responsável pelo projeto: GeoDouro – Consultoria e Topografia, Lda
Site do projeto: http://www.eyesontraps.pt/
Parceiros:

Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID), Fraunhofer Portugal Research. Como stakeholders participam vários representantes do sector do vinho, entre os quais a Sogevinus Quintas SA, a Adriano Ramos Pinto – Vinhos SA e a Sogrape Vinhos, SA.

Data de início do projeto: 02-09-2019
Data de fim do projeto: 01-12-2021

Fonte de financiamento : PT 2020, OUTROS
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Num contexto de alterações climáticas as pragas-chave da vinha (ex: traça-da-uva e cigarrinha-verde) desenvolvem um maior número de gerações anuais, o que aumenta a sua nocividade, dificultando a sua correcta monitorização e posteriormente o seu controlo eficaz. Por outro lado, verifica-se o aparecimento de novas pragas emergentes que poderão comprometer seriamente a viabilidade desta cultura. A imprevisibilidade desta ameaça e a dificuldade em monitorizar o grau de risco dificulta a definição de estratégias eficazes que reduzam o número de tratamentos fitossanitários a aplicar. Num contexto de alterações climáticas as pragas-chave da vinha (ex: traça-da-uva e cigarrinha-verde) desenvolvem um maior número de gerações anuais, o que aumenta a sua nocividade, dificultando a sua correcta monitorização e posteriormente o seu controlo eficaz. Por outro lado, verifica-se o aparecimento de novas pragas emergentes que poderão comprometer seriamente a viabilidade desta cultura. A imprevisibilidade desta ameaça e a dificuldade em monitorizar o grau de risco dificulta a definição de estratégias eficazes que reduzam o número de tratamentos fitossanitários a aplicar. A monitorização de insectos na vinha é actualmente realizada recorrendo a armadilhas (sexuais e cromotrópicas). No entanto, a correcta contagem e identificação de insectos é uma tarefa consumidora de tempo e recursos. Para além disso, a alteração do padrão de distribuição dos insectos faz com que, por vezes, o correcto reconhecimento de insectos exija a contribuição de especialistas em taxonomia, tornando o processo de diagnóstico moroso, estanque e susceptível a erros.


Objetivos visados:

Com o projecto EyesOntraps+ pretende-se desenvolver uma aplicação móvel que permita a contagem automática de pragas-chave (traça-da-uva, cigarrinha-verde, cigarrinha da Flavescência Dourada) em armadilhas na vinha, de forma a diminuir o erro humano e a maximizar o processo de análise e decisão.Por outro lado, o registo automático de temperatura, através de um sensor acoplado, permitirá a implementação de modelos de apoio á decisão que fundamentarão a emissão de alertas /avisos ao viticultor /técnico. Estes alertas darão indicação mais precisa dos períodos ideais para a realização das estimativas do risco das pragas, suportando o correcto posicionamento de tratamentos insecticidas, maximizando a sua eficácia e promovendo o seu uso sustentável.


Sumário do plano de ação:

O sistema está desenhado de forma modular e escalável, para suportar a detecção de novas pragas e de auxiliares capturados nas armadilhas, permitindo no futuro a identificação de espécies não consideradas no projecto. No final do projecto deverá obter-se uma solução móvel, comercializável para o mercado.
A utilização destas ferramentas de monitorização automática em conjugação com a aplicação de modelos de previsão de pragas, incorporados em sistemas de apoio à decisão pretendem apoiar os viticultores da região do Douro no processo de monitorização de pragas e na tomada de decisão contribuindo para o uso sustentável dos pesticidas, cumprindo os objectivos da DIRECTIVA 2009/128/CE.


Pontos de situação / Resultados:

Estão previstas a realização de atividades de investigação e especificação da solução, desenvolvimento experimental de protótipos,teste/validação dos mesmos junto dos associados da ADVID, bem como ações de promoção, disseminação e participação em Fóruns/Workshops temáticos e eventosde networking nas áreas Agrícola e TIC.