Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

AGRICLASS - Os Serviços de aconselhamento sobre o Clima Agrícola

Entidade líder do projeto: Telespazio VEGA UK Ltd
Responsável pelo projeto: Telespazio VEGA UK Ltd
Site do projeto: https://climate.copernicus.eu/climate-advisory-services-agriculture
Parceiros:

University of Reading, UK Met Office, Telespazio France, University of Molise, e-GEOS, CGI

Data de início do projeto: 01-01-2015
Data de fim do projeto: 31-12-2017

Fonte de financiamento : OUTROS
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

É provável que as alterações climáticas tenham um impacto significativo sobre a silvicultura e a agricultura. O aumento da concentração de CO2, temperaturas mais altas, mudanças na precipitação e a disponibilidade de humidade do solo terão efeitos significativos sobre o crescimento das culturas e árvores. O projeto desenvolveu conjuntos de dados e ferramentas para ajudar o setor agrícola a usar dados para se adaptar à alteração climática. Através de uma combinação de dados e modelos climáticos e agrícolas, foi possível gerar produtos específicos da região. Esses produtos forneceram aos utilizadores as informações necessárias para entender como as culturas provavelmente serão afetadas pelas alterações climáticas no futuro.

A agricultura e o fornecimento de alimentos serão afetados pelas novas condições para o crescimento das culturas e plantas, provocadas pelas alterações climáticas. Isso pode variar desde mudanças na frequência de pragas e surtos de doenças (distúrbios bióticos) até a ocorrência de incêndios florestais e frequência de tempestades de vento (distúrbios abióticos).

Descritores: Vinha; Floresta; Olival; Alterações climáticas


Objetivos visados:

O objetivo é perceber se os dados climáticos e as previsões climáticas podem informar as decisões dos produtores sobre a plantação e gestão de culturas perenes, lenhosas, em relação às alterações climáticas. O projeto focar-se-á em  três culturas como casos de estudos: vinhas (sudoeste da França), azeitonas (Toscana, Itália) e florestas de faias (Molise, Itália). Culturas lenhosas, que cujo tempo de desenvolvimento é maior e cujo tempo de colheita é mais demorado, podem ser vulneráveis a fatores relacionados à alteação climática, incluindo mudanças na temperatura média e na precipitação. Mudanças no tempo de crescimento e colheita das uvas afetam a qualidade e a tipicidade do vinho produzido, incluindo seu teor alcoólico; As culturas olivícolas são vulneráveis a pragas, como a mosca da azeitona, cujo ciclo de reprodução está ligado à temperatura, e as plantações de faia são sensíveis à seca.



Pontos de situação / Resultados:

O AgriCLASS permitiu que todos os stakeholders visualizassem dados atuais e projetados sobre as condições da agricultura. O portal web AgriCLASS (agora substituído pela caixa de ferramentas CDS) forneceu dados na Europa para visualização, inspeção e download. Os dados incluíram Indicadores Bioclimáticos: as características do clima que são relevantes para a informação biológica e as condições que são necessárias para o crescimento. O AgriCLASS forneceu dados sobre vários bioclimáticos, como temperatura e precipitação.

O AgriCLASS fez projeções sobre as condições climáticas, tais como a temperatura do ar da superfície e a precipitação, disponíveis para permitir aos formuladores de políticas e à indústria estimar e planear mudanças futuras nas condições agrícolas. Graus-dia são o número de dias necessários a uma certa temperatura para que uma planta cresça. O AgriCLASS criou uma ferramenta que permite aos usuários rastrearem Graus-dia em toda a Europa para o passado, presente e futuro.