Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

LIFE Montado-Adapt, Montado & Clima, a necessidade de adaptação

Entidade líder do projeto: Associaçao de Defesa do Património de Mértola
Responsável pelo projeto: Associaçao de Defesa do Património de Mértola
Site do projeto: https://www.lifemontadoadapt.com/?p=76
Parceiros:

Forestry Service Group, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Universidade de Évora, ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas IP, Universidad de Extremadura, TerraSIG, Lda, União da Floresta Mediterrânica, Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, Consejeria de Medio Ambiente y Ordenacion del Territorio, Explotaciones Agropecuarias La Rinconada SL, Dehesa del Guijo S.A, Ayuntamineto de VillasBuenas de Gata, Grupo Casablanca – Cáparra SL, Sociedade Agrícola do Freixo do Meio, Lda e a ANSUB – Associação dos Produtores Florestais do Vale do Sado.

Data de início do projeto: 01-01-2016
Data de fim do projeto: 31-12-2021

Fonte de financiamento : LIFE
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Parece impossível atingir a sustentabilidade com os sistemas de gestão usados hoje em dia. Se o clima mudou, também o sistema precisa de mudar. É com base nesta premissa que a iniciativa LIFE MONTADO & CLIMATE - A NEED TO ADAPT estabelece como prioridade processos de adaptação às atuais e futuras condições climatéricas e às consequências daí advindas.

Descritores: Uso do solo; Montado; Sobreiro; Floresta


Objetivos visados:

Implementar o modelo ILU (Integrated Land Use) que pretende apoiar os agricultores de 11 áreas piloto em Espanha e Portugal por forma a desenvolverem mecanismos de adapatação aos efeitos que as alterações climáticas têm provocado no Sul da Península Ibérica, sobretudo nas áreas do Montado / Dehesa. Desta forma pretende-se enriquecer os sistemas de gestão destes ecossistemas através da utilização de novas ferramentas e tecnologias que serão articulados com as comunidades locais/produtos locais, ecoserviços e à biodiversidade. Os agricultores destas áreas piloto não só participarão do projeto, como também serão líderes de opinião junto das suas comunidades e de outros agricultores que demonstrem vontade em implementar o sistema ILU nas suas propriedades, sendo estas componentes de divulgação e disseminação do sistema, a nível nacional, uma das principais metas do projeto.



Pontos de situação / Resultados:

Em curso.