Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

MODMETVID - Modelação das vias metabólicas da videira através da combinação de dados climatéricos, solos e espectroscopia vibracional não invasiva e aplicada in-situ

Entidade líder do projeto: Instituto de Ciências, Tecnologias e Agroambiente da Universidade do Porto
Responsável pelo projeto: José Luis Fontes da Costa Lima
Site do projeto: http://www.iceta.up.pt/
Parceiros:

_

Data de início do projeto: 01-01-2016
Data de fim do projeto: 31-12-2019

Fonte de financiamento : FCT
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Será desenvolvida uma estratégia de modelação que permitirá compreender o comportamento do bago em relação ao  ambiente, nomeadamente através de modelos fenológicos baseados em informação climática e propriedades dos solos. A compreensão quantitativa e estrutural do crescimento do bago, bem como o conteúdo de água e açúcar através da recolha in-situ de parâmetros físico-químicos é da maior importância. Uma ferramenta inovadora para Será desenvolvida uma estratégia de modelação que permitirá compreender o comportamento do bago em relação ao  ambiente, nomeadamente através de modelos fenológicos baseados em informação climática e propriedades dos solos.

A compreensão quantitativa e estrutural do crescimento do bago, bem como o conteúdo de água e açúcar através da recolha in-situ de parâmetros físico-químicos é da maior importância. Uma ferramenta inovadora para complementar a monitorização de vinhas em tempo real será desenvolvida neste projecto: análise espectroscópica não-invasiva em tempo real de solos e videiras (folhas e bagos).

Esta informação complementar permitirá determinar o ciclo metabólico, estabelecer previsões precisas do estado metabólico da planta e portanto melhorar a capacidade de previsão. O método proposto incluí o uso de cromatografia líquida e espectroscopia de massa para a análise de metabolitos chave na planta, bem como a avaliação de características físico-químicas do solo e dados climatológicos provenientes de estações meteorológicas (temperatura, pressão, humidade, velocidade e direcção do vento, precipitação e radiação solar).

Descritores: Vinha; modelação


Objetivos visados:

Este projecto tem como objectivo a modelação do metabolismo da videira assim como a previsão da maturação da uva face a diferentes condições ambientais (solos e clima) através de um estudo multidisciplinar combinando áreas de bioquímica, bioespectroscopia, ecofisiologia, fisiologia vegetal, modelação metabólica e quimiometria. Os dados recolhidos ao longo de três anos servirão para validar os modelos desenvolvidos. A modelização dependerá de uma combinação (híbrida) de modelos de fluxos metabólicos e modelação quimiométrica (empírica). Serão introduzidos métodos quimiometricos capazes de modelar relações não-lineares para preencher vias metabólicas desconhecidas que vão sendo geradas directamente através da evolução temporal dos metabolitos.

Um dos principais objectivos é conciliar dados ambientais (solo e clima) com dados metabólicos para desenvolver modelos metabólicos para duas castas que serão, não só vantajosos na prática, mas também facilmente interpretáveis. Em segundo plano, mas de igual relevância, é o preceito que esses modelos de previsão sejam possíveis de usar em tempo real. Esta tarefa será concretizada, substituindo métodos offline para estimar o perfil metabólico, por um método espectroscópico, não invasivo e capaz de ser usado in-situ na vinha. Para tal, serão desenvolvidas calibrações entre dados espectrais recolhidos na vinha (folhas e bagos) e respectivos solos, assim como dados de referência recolhidos usando métodos oficiais ou de referência.



Pontos de situação / Resultados:

Em curso.