Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

Stem2 - Significado funcional da anatomia da madeira

Entidade líder do projeto: Centro de Ecologia Funcional, Universidade de Coimbra, Portugal
Responsável pelo projeto: Filipe José Valente Campelo
Site do projeto: https://www.uc.pt/administracao/dpa/investigacao/proj_cof/ptdc_aag_glo_4784_2014
Parceiros:

_

Data de início do projeto: 01-01-2016
Data de fim do projeto: 31-12-2019

Fonte de financiamento : PT 2020, FCT
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

As mudanças climáticas esperadas na região Mediterrânea podem ter diferentes efeitos sobre as florestas, dependendo da geografia e das condições ambientais. O crescimento das árvores pode ser afetado por vários fatores (e.g. temperatura, disponibilidade de água e radiação solar) e a ocorrência de secas tornam as florestas mais vulneráveis às doenças e pragas. A primeira resposta das árvores à seca é o fecho dos estomas, o que provoca um declínio progressivo na absorção de carbono. Esta mudança altera a proporção de carbono alocada aos diferentes processos metabólicos, resultando na diminuição de assimilados disponíveis para processos de baixa prioridade (como crescimento secundário do tronco e reprodução). Assim, a resposta de árvores à seca tem implicações na fisiologia global da árvore, na produção de madeira e na sobrevivência. A disponibilidade hídrica tem um forte impacto sobre a fisiologia vegetal e sobrevivência, especialmente em ambientes onde a água é o principal fator limitante, tais como a região Mediterrânica.

Descritores: Floresta; Seca; Alterações Climáticas; Pinheiro Bravo


Objetivos visados:

Determinar os limites fisiológicos de árvores com elevado interesse económico, tais como o pinheiro bravo (P. pinaster) e determinar como as diferenças na disponibilidade hídrica são expressas anatomicamente, irá esclarecer os mecanismos de crescimento da árvore e fornecer a base necessária para prever a resposta das florestas às mudanças climáticas futuras.

Objetivos específicos:

(1) Estudar o impacto da variabilidade climática na fisiologia e a atividade cambial de P. pinaster no clima Mediterrânico;

(2) Aferir as condições de adaptação à seca do Pinheiro bravo;

(3) Analisar a arquitetura hidráulica de P. pinaster e a sua fisiologia de acordo com diferentes disponibilidades hídricas do solo. 



Pontos de situação / Resultados:

Em curso.