_
A região Norte de Portugal tem várias oportunidades e potencial económico baseados na exploração da economia local, particularmente recursos agroalimentares da produção animal (carne e leite), vegetais, frutas, azeitonas, nozes, vinho e flora nativa e plantas medicinais. Os esforços dos investigadores da UTAD, bem como de outras instituições públicas e privadas de I & D, nas últimas décadas, têm sido fundamentais para incrementar o valor tecnológico da região, principalmente através do desenvolvimento e disseminação de inovação e know-how.
A competitividade da região também foi alcançada através de novos métodos, tecnologias e processos mais ecológicos e eficientes. No entanto, essa conquista implica esforços contínuos em pesquisa e desenvolvimento.
Descritores: Alterações Climáticas
O objetivo é aumentar a produção e a qualidade dos produtos (agregando o seu valor comercial) provenientes das principais culturas da região norte, através do desenvolvimento de tecnologia específica (Linhas: ISAC & VITALITY WINE), mas ao mesmo tempo, aproveitando os resíduos e produtos residuais resultantes das cadeias de produção, explorando os seus valores potenciais (e diminuindo consequentemente o seu impacto negativo no ambiente), que é desenvolvido pela linha BEST.
Projetos específicos para as mudanças climáticas e agrícolas:
IMPACTO- MELHOR
1. Projeções climáticas e sustentabilidade agroflorestal; Adaptações de sistemas agroflorestais às mudanças ambientais;
2. Adaptações dos sistemas agroflorestais às mudanças ambientais;
3. Projeções climáticas e sustentabilidade agroflorestal;
VITALITYWINE
1. Maximizar a agrobiodiversidade funcional do solo para uma viticultura mais sustentável;
ISAC
1. Produção de frutas - Melhoria das práticas de cultivo e medidas de mitigação em ambiente de mudança; Melhorar as práticas de cultivo dos pomares de oliveiras para enfrentar um ambiente em mudança.
Linha de investigação que financia projectos de investigação: em curso