Inovação para a Agricultura

FacebookTwitterGoogle BookmarksRSS Feed
PT EN
  • S13
  • S3
  • Inovação na Agricultura
  • S6
  • S12
  • S11
  • S7
  • S5
  • S2
  • S8
  • S14

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

LIFE TERRACESCAPE - Implementação da gestão da terra para transformar paisagens com terraços em infraestruturas verdes para se adaptar melhor às alterações climáticas

Entidade líder do projeto: University of the Aegean
Responsável pelo projeto: Theodora Petanidou
Site do projeto: http://lifeterracescape.aegean.gr/
Parceiros:

Hellenic Agricultural Organisation - DEMETER; National Observatory of Athens; Greece Municipality of Andros; Greece Green Fund, Greece Research Committee – National and Kapodistrian University of Athens

Data de início do projeto: 01-01-2017
Data de fim do projeto: 31-12-2021

Fonte de financiamento : LIFE
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Com base nas atuais projeções de modelos climáticos para as ilhas do Mediterrâneo, espera-se que a aridez do Verão aumente, provocando secas prolongadas, aumentando a frequência de incêndios florestais e agravando a pressão sobre os recursos hídricos já vulneráveis e escassos. É provável que chuvas intensas e inundações aumentem, exacerbando a erosão do solo e a degradação da terra. A situação deverá impactar a resiliência do ecossistema local e os setores económicos mais importantes nas ilhas - agricultura e turismo. O cultivo em terraços de pedra constitui a intervenção humana em grande escala mais significativa na paisagem das ilhas do mar Egeu desde o surgimento de sua civilização. Até meados da década de 1960, os terraços de cultivo forneciam quase a única rede de apoio à produção primária nas ilhas (cultivo, pecuária e apicultura).

Eles apoiaram os serviços ecossistémicos da ilha, melhorando a percolação da água da chuva, reduzindo a erosão do solo e favorecendo a biodiversidade local (plantas de colheita e espécies animais associadas). O recente abandono dos terraços de cultivo causou o fim da auto-suficiência das ilhas em bens primários e tornou o ecossistema da ilha mais vulnerável e suscetível aos impactos das alterações climáticas.

Descritores: Terraços; recursos hídricos


Objetivos visados:

O projeto LIFE TERRACESCAPE tem como objetivo demonstrar, na ilha do Mar Egeu de Andros, o uso de terraços como infraestruturas verdes resilientes ao clima e às alterações climáticas. O projeto promoverá a adaptação climática através da mobilização conhecimento científico, práticas tradicionais de agricultura e gestão da terra, uma revitalização em grande escala da agricultura de terraço da ilha.



Pontos de situação / Resultados:

Em curso.