National Research Council, Institute of Biometeorology; Regione Siciliana - Assessorato Agricoltura, Sviluppo Rurale e Pesca Mediterranea; Region of Crete; National Technical University of Athens;Agricultural Research Institute
A alteração climática constitui uma das principais ameaças globais que temos que enfrentar neste século, com impactos significativos esperados em muitos setores da sociedade. A agricultura é um dos setores económicos que provavelmente serão os mais atingidos pela alteração climática, já que depende diretamente de fatores climáticos, como temperatura, luz solar e precipitação. Nas latitudes mais quentes e meridionais, como a região do Mediterrâneo, onde estão localizadas as áreas de implementação do projeto, espera-se que os potenciais impactos negativos no rendimento das culturas superem significativamente os potenciais impactos positivos.
No entanto, a pesquisa sobre os impactos da alteração climática nos setores agrícolas nas áreas do projeto tem sido limitada a conclusões gerais em nível nacional, sem focar as alterações climáticas regionais e locais e seus impactos na disponibilidade de água para rega, no crescimento de culturas e na qualidade do solo. Menos progressos foram feitos no campo da adaptação, uma vez que ainda não foram implementados planos de adaptação para identificar as medidas necessárias a serem integradas nas políticas nacionais e regionais. Assim, há uma necessidade de um enriquecimento abrangente da base de conhecimento no campo do impacto das alterações climáticas e avaliação de vulnerabilidade para os setores agrícolas nas áreas do projeto, a fim de permitir a tomada de decisões bem informadas e apoiar o estabelecimento e implementação de medidas concretas. nomeadamente, planos de adaptação.
Descritores: Alterações Climáticas; Regadio; Adaptação
O projeto LIFE ADAPT2CLIMA visa facilitar o desenvolvimento de estratégias de adaptação para a agricultura, através da implementação e demonstração de uma ferramenta inovadora de apoio à decisão.
A ferramenta ADAPT2CLIMA permitirá simular os impactos das alterações climáticas na produção agrícola e a eficácia das opções de adaptação selecionadas para diminuir a vulnerabilidade às alterações climáticas de três ilhas do Mediterrâneo, nomeadamente Creta (Grécia), Sicília (Itália) e Chipre.
Em particular, a ferramenta fornecerá:
i) projeções de mudanças climáticas;
ii) condições hidrológicas relacionadas à agricultura;
iii) avaliação da vulnerabilidade de culturas selecionadas; e
iv) uma avaliação das opções de adaptação identificadas.
Em curso.