Inovação para a Agricultura

FacebookTwitterGoogle BookmarksRSS Feed
PT EN
  • S5
  • S8
  • S6
  • S3
  • S13
  • S7
  • S11
  • S14
  • S2
  • S12
  • Inovação na Agricultura

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

LIFE ADAPT2CLIMA - Adaptação às alterações climáticas Impactos na agricultura das ilhas do Mediterrâneo

Entidade líder do projeto: National Observatory of Athens
Responsável pelo projeto: Christos Giannakopoulos
Site do projeto: http://www.adapt2clima.eu/en/
Parceiros:

National Research Council, Institute of Biometeorology; Regione Siciliana - Assessorato Agricoltura, Sviluppo Rurale e Pesca Mediterranea; Region of Crete;  National Technical University of Athens;Agricultural Research Institute

Data de início do projeto: 01-01-2015
Data de fim do projeto: 31-12-2019

Fonte de financiamento : LIFE
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

A alteração climática constitui uma das principais ameaças globais que temos que enfrentar neste século, com impactos significativos esperados em muitos setores da sociedade. A agricultura é um dos setores económicos que provavelmente serão os mais atingidos pela alteração climática, já que depende diretamente de fatores climáticos, como temperatura, luz solar e precipitação. Nas latitudes mais quentes e meridionais, como a região do Mediterrâneo, onde estão localizadas as áreas de implementação do projeto, espera-se que os potenciais impactos negativos no rendimento das culturas superem significativamente os potenciais impactos positivos.

No entanto, a pesquisa sobre os impactos da alteração climática nos setores agrícolas nas áreas do projeto tem sido limitada a conclusões gerais em nível nacional, sem focar as alterações climáticas regionais e locais e seus impactos na disponibilidade de água para rega, no crescimento de culturas e na qualidade do solo.  Menos progressos foram feitos no campo da adaptação, uma vez que ainda não foram implementados planos de adaptação para identificar as medidas necessárias a serem integradas nas políticas nacionais e regionais. Assim, há uma necessidade de um enriquecimento abrangente da base de conhecimento no campo do impacto das alterações climáticas e avaliação de vulnerabilidade para os setores agrícolas nas áreas do projeto, a fim de permitir a tomada de decisões bem informadas e apoiar o estabelecimento e implementação de medidas concretas. nomeadamente, planos de adaptação.

Descritores: Alterações Climáticas; Regadio; Adaptação


Objetivos visados:

O projeto LIFE ADAPT2CLIMA visa facilitar o desenvolvimento de estratégias de adaptação para a agricultura, através da implementação e demonstração de uma ferramenta inovadora de apoio à decisão.

A ferramenta ADAPT2CLIMA permitirá simular os impactos das alterações climáticas na produção agrícola e a eficácia das opções de adaptação selecionadas para diminuir a vulnerabilidade às alterações climáticas de três ilhas do Mediterrâneo, nomeadamente Creta (Grécia), Sicília (Itália) e Chipre.

Em particular, a ferramenta fornecerá:

i) projeções de mudanças climáticas;

ii) condições hidrológicas relacionadas à agricultura;

iii) avaliação da vulnerabilidade de culturas selecionadas; e

iv) uma avaliação das opções de adaptação identificadas.



Pontos de situação / Resultados:

Em curso.