Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

LIFE ADAPT2CLIMA - Adaptação às alterações climáticas Impactos na agricultura das ilhas do Mediterrâneo

Entidade líder do projeto: National Observatory of Athens
Responsável pelo projeto: Christos Giannakopoulos
Site do projeto: http://www.adapt2clima.eu/en/
Parceiros:

National Research Council, Institute of Biometeorology; Regione Siciliana - Assessorato Agricoltura, Sviluppo Rurale e Pesca Mediterranea; Region of Crete;  National Technical University of Athens;Agricultural Research Institute

Data de início do projeto: 01-01-2015
Data de fim do projeto: 31-12-2019

Fonte de financiamento : LIFE
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

A alteração climática constitui uma das principais ameaças globais que temos que enfrentar neste século, com impactos significativos esperados em muitos setores da sociedade. A agricultura é um dos setores económicos que provavelmente serão os mais atingidos pela alteração climática, já que depende diretamente de fatores climáticos, como temperatura, luz solar e precipitação. Nas latitudes mais quentes e meridionais, como a região do Mediterrâneo, onde estão localizadas as áreas de implementação do projeto, espera-se que os potenciais impactos negativos no rendimento das culturas superem significativamente os potenciais impactos positivos.

No entanto, a pesquisa sobre os impactos da alteração climática nos setores agrícolas nas áreas do projeto tem sido limitada a conclusões gerais em nível nacional, sem focar as alterações climáticas regionais e locais e seus impactos na disponibilidade de água para rega, no crescimento de culturas e na qualidade do solo.  Menos progressos foram feitos no campo da adaptação, uma vez que ainda não foram implementados planos de adaptação para identificar as medidas necessárias a serem integradas nas políticas nacionais e regionais. Assim, há uma necessidade de um enriquecimento abrangente da base de conhecimento no campo do impacto das alterações climáticas e avaliação de vulnerabilidade para os setores agrícolas nas áreas do projeto, a fim de permitir a tomada de decisões bem informadas e apoiar o estabelecimento e implementação de medidas concretas. nomeadamente, planos de adaptação.

Descritores: Alterações Climáticas; Regadio; Adaptação


Objetivos visados:

O projeto LIFE ADAPT2CLIMA visa facilitar o desenvolvimento de estratégias de adaptação para a agricultura, através da implementação e demonstração de uma ferramenta inovadora de apoio à decisão.

A ferramenta ADAPT2CLIMA permitirá simular os impactos das alterações climáticas na produção agrícola e a eficácia das opções de adaptação selecionadas para diminuir a vulnerabilidade às alterações climáticas de três ilhas do Mediterrâneo, nomeadamente Creta (Grécia), Sicília (Itália) e Chipre.

Em particular, a ferramenta fornecerá:

i) projeções de mudanças climáticas;

ii) condições hidrológicas relacionadas à agricultura;

iii) avaliação da vulnerabilidade de culturas selecionadas; e

iv) uma avaliação das opções de adaptação identificadas.



Pontos de situação / Resultados:

Em curso.