Inovação para a Agricultura

FacebookTwitterGoogle BookmarksRSS Feed
PT EN
  • S14
  • S5
  • S6
  • S7
  • S12
  • S8
  • S10
  • S3
  • S13
  • S2
  • S11

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

Life ADVICLIM - Adaptação da viticultura para a alteração climática: Observação de alta resolução de recursos de adaptação para a viticultura

Entidade líder do projeto: Université Rennes 2 -Haute Bretagne
Responsável pelo projeto: Quenol Hervé
Site do projeto: http://www.univ-rennes2.fr/letg-rennes-costel/life-adviclim-project
Parceiros:

INRA Bord (INRA Centre Bordeaux-Aquitaine); IFV(Institut Français de la Vigne et du Vin); ECS(ECOCLIMASOL); USAMV Iaşi(University of Agricultural Sciences and Veterinary Medicine Iasi); INRA UVV(INRA UE1117); Plumpton C(Plumpton College); UGM (Hochschule Geisenheim University)

Data de início do projeto: 01-01-2014
Data de fim do projeto: 31-12-2019

Fonte de financiamento : LIFE
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

A alteração climática é um desafio premente para as políticas e ações ambientais internacionais, nacionais, regionais e locais. Ao assinar o Protocolo de Quioto, a UE comprometeu-se a reduzir em 20% as emissões de CO2 (em comparação com os níveis de 1990) até 2020.A agricultura contribui para a libertação de gases de efeito estufa na atmosfera e está altamente exposta aos efeitos das mudanças climáticas, com muitas atividades agrícolas diretamente dependentes das condições climáticas. Os impactos das alterações climáticas que afetam a agricultura da UE incluem mudanças na precipitação anual e eventos extremos, como ondas de calor, secas, tempestades e inundações.Como parte do setor agrícola, a viticultura é tanto uma contribuinte para as alterações climáticas quanto afetada por ela. Embora muitos estudos tenham abordado a questão do impacto da mudança climática na viticultura, poucos estudos são dedicados a observar e simular o clima e as mudanças climáticas em escala local nas regiões vitícolas.

Descritores: Vinha; Alterações climáticas


Objetivos visados:

LIFE ADVICLIM visa melhorar a gestão local de vinhas em cenários de alteração climática. Desenvolverá ferramentas para medir e modelar tanto as contribuições para as alteração climáticas quanto o impacto das alterações climáticas. Com base neles, ajudará a identificar as melhores respostas para mitigar e adaptar-se ao impacto das alterações climáticas nas vinhas.O projeto estudará o clima na escala local, incluindo a análise da variabilidade climática local dentro das vinhas. Desenvolverá e utilizará modelos climáticos, tendo em consideração tanto as simulações de mudanças climáticas quanto a variabilidade climática local, e desenvolverá uma ferramenta de software para ajudar os gestores da vinha a medir suas emissões de CO2.



Pontos de situação / Resultados:

Em curso.