Inovação para a Agricultura

pten
Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

Life ADVICLIM - Adaptação da viticultura para a alteração climática: Observação de alta resolução de recursos de adaptação para a viticultura

Entidade líder do projeto: Université Rennes 2 -Haute Bretagne
Responsável pelo projeto: Quenol Hervé
Site do projeto: http://www.univ-rennes2.fr/letg-rennes-costel/life-adviclim-project
Parceiros:

INRA Bord (INRA Centre Bordeaux-Aquitaine); IFV(Institut Français de la Vigne et du Vin); ECS(ECOCLIMASOL); USAMV Iaşi(University of Agricultural Sciences and Veterinary Medicine Iasi); INRA UVV(INRA UE1117); Plumpton C(Plumpton College); UGM (Hochschule Geisenheim University)

Data de início do projeto: 01-01-2014
Data de fim do projeto: 31-12-2019

Fonte de financiamento : LIFE
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

A alteração climática é um desafio premente para as políticas e ações ambientais internacionais, nacionais, regionais e locais. Ao assinar o Protocolo de Quioto, a UE comprometeu-se a reduzir em 20% as emissões de CO2 (em comparação com os níveis de 1990) até 2020.A agricultura contribui para a libertação de gases de efeito estufa na atmosfera e está altamente exposta aos efeitos das mudanças climáticas, com muitas atividades agrícolas diretamente dependentes das condições climáticas. Os impactos das alterações climáticas que afetam a agricultura da UE incluem mudanças na precipitação anual e eventos extremos, como ondas de calor, secas, tempestades e inundações.Como parte do setor agrícola, a viticultura é tanto uma contribuinte para as alterações climáticas quanto afetada por ela. Embora muitos estudos tenham abordado a questão do impacto da mudança climática na viticultura, poucos estudos são dedicados a observar e simular o clima e as mudanças climáticas em escala local nas regiões vitícolas.

Descritores: Vinha; Alterações climáticas


Objetivos visados:

LIFE ADVICLIM visa melhorar a gestão local de vinhas em cenários de alteração climática. Desenvolverá ferramentas para medir e modelar tanto as contribuições para as alteração climáticas quanto o impacto das alterações climáticas. Com base neles, ajudará a identificar as melhores respostas para mitigar e adaptar-se ao impacto das alterações climáticas nas vinhas.O projeto estudará o clima na escala local, incluindo a análise da variabilidade climática local dentro das vinhas. Desenvolverá e utilizará modelos climáticos, tendo em consideração tanto as simulações de mudanças climáticas quanto a variabilidade climática local, e desenvolverá uma ferramenta de software para ajudar os gestores da vinha a medir suas emissões de CO2.



Pontos de situação / Resultados:

Em curso.