Ernesto Morgado e CA, SA; Centro Operativo e Tecnológico do Arroz; Instituto Superior de Agronomia
O projeto integra análise físico-química, metabólica, quimiométrica e sensorial inter-relacionando-os com práticas culinárias e usos industriais, a fim de conhecer, identificar e justificar que culturas e ambiente são os melhores para diferentes tipos de uso para a industria e consumidores portugueses.
Descritores: Arroz; genética
Os principais objetivos do BEST-RICE-4-LIFE são:
(1) fornecer o conhecimento necessário para construir uma imagem completa da qualidade do arroz, desde seus fundamentos moleculares até o uso final e preferências de consumo;
(2) garantir que as variedades portuguesas tenham tanto a qualidade de grão como desempenho agronómico;
(3) e contribuir para a geração de uma cadeia de valor orientada para o mercado, suportada por características únicas que gerem valor acrescentado.
A implementação do BEST-RICE-4-LIFE permitiu testar a influência das condições de crescimento, bem como o modelo genético nos fatores de qualidade e assim fornecer o conhecimento sobre quais variedades com maior potencial agronómico e quais os melhores usos para essas variedades. O conhecimento e a implementação de estratégias para o armazenamento na exploração agrícola e a avaliação da suscetibilidade de diferentes variedades ao ataque de insetos contribuirão para a maximização da recuperação da qualidade de grãos.