Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

RESCOE - Avaliação do Risco e Sustentabilidade Ecológica de Sobreiro em Ecossistemas de Montado

Entidade líder do projeto: Centro de Ecologia Funcional, Universidade de Coimbra
Responsável pelo projeto: Sofia dos Santos da Rocha Costa
Parceiros:

Universidade do Minho; Universidade do Algarve, Portugal; IMAR - Instituto do Mar (IMAR)

Data de início do projeto: 01-01-2010
Data de fim do projeto: 31-12-2013

Fonte de financiamento : PT 2020, FCT
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

O Montado tem entrado em declínio desde a segunda metade do Séc. XX, sob circunstâncias ainda não esclarecidas. Considera-se que um elevado número de fatores poderá estar implicado no declínio e morte súbita dos sobreiros, e estes incluem o ataque por um complexo de doenças e pragas, a intensificação da exploração do sobreiro, e fatores abióticos, em particular a seca. O Projeto incide no estudo de fatores bióticos e abióticos que consideramos poderem ter um papel importante no declínio do sobreiro. Estudos recentes de modelação advertem que as alterações climáticas constituem um facto de risco efetivo para a sustentabilidade do sobreiro na bacia mediterrânica, por favorecerem o estabelecimento e a agressividade de agentes patogénicos.

Descritores: Seca; Montado


Objetivos visados:

Durante o projeto pretende-se recolher informação sobre a disponibilidade de água para as árvores, práticas de gestão do montado, condições climatológicas, e avaliar, no campo, a performance da planta, para posteriormente comparar estes dados com o historial de declínio e integrá-los com os resultados obtidos do estudo dos organismos associados ao sistema.



Pontos de situação / Resultados:

Os resultados até ao momento sugerem que organismos simbiontes mutualistas do solo (fungos micorrízicos), reconhecidos como elementos funcionais do solo essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas a que estão associados, poderão ser utilizados para diagnosticar níveis de perturbação da diversidade biológica em função das praticas de uso do solo e a condição de mortalidade do sobreiro.