Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Portugal é um dos países europeus com maiores contrastes entre a disponibilidade de água nas estações chuvosa / fria e seca / quente. O enraizamento profundo, necessário para a sobrevivência das plantas durante o verão, ocorre devido à grande quantidade de água armazenada nas camadas profundas do solo durante o inverno. A redistribuição hidráulica - neste contexto, principalmente a elevação hidráulica - ajuda as plantas a se tornarem relativamente independentes dos eventos chuvosos. Como resultado, as plantas mantêm seu sistema radicular superficial vivo e a absorção de nutrientes das camadas superiores do solo seco continua. A elevação hidráulica no final do verão, de raízes profundas a superficiais, foi identificada no Centro e Sul de Portugal pelo sobreiro.
Estratégias combinadas, incluindo a capacidade de aumentar a absorção de água pelas raízes (oferta), para reduzir as perdas de água (procura), exigem uma análise integrada. Os ecossistemas mediterrânicos com vegetação natural, carvalho verde e bosques agrícolas tradicionalmente não regados, importantes para a sustentabilidade ecológica e económica, merecem atenção devido à sua capacidade de resistir a condições climáticas extremas, mas também porque podem ser vulneráveis à diminuição da disponibilidade de água subterrânea. A sobrevivência desses locais pode depender da absorção de água das camadas profundas do solo e das águas subterrâneas. Práticas inadequadas de rega ou uso excessivo em relação aos limites de sustentabilidade comprometem a qualidade e a quantidade de águas subterrâneas.
No sul da Europa, pomares tradicionais foram substituídos sistemas regados altamente produtivos, aumentando o uso da água.
O objetivo do projeto proposto é estudar:
(1) quais os mecanismos de sobrevivência que estão presentes e quão importantes,
2) como a importância relativa desses mecanismos muda como resultado das novas práticas de rega,
3) qual é o impacto das novas práticas na disponibilidade e qualidade da água subterrânea.
_