Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

WUSSIAAME - Uso da água, estratégias de sobrevivência hídrica e impacto de agroquímicos nos recursos hídricos em ecossistemas agrícolas mediterrânicos

Entidade líder do projeto: 'Centro de Estudos de Engenharia Rural, Instituto Superior de Agronomia
Responsável pelo projeto: Maria Isabel Freire Ribeiro Ferreira
Parceiros:

Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa;  Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Data de início do projeto: 01-01-2010
Data de fim do projeto: 31-12-2013

Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Portugal é um dos países europeus com maiores contrastes entre a disponibilidade de água nas estações chuvosa / fria e seca / quente. O enraizamento profundo, necessário para a sobrevivência das plantas durante o verão, ocorre devido à grande quantidade de água armazenada nas camadas profundas do solo durante o inverno. A redistribuição hidráulica - neste contexto, principalmente a elevação hidráulica - ajuda as plantas a se tornarem relativamente independentes dos eventos chuvosos. Como resultado, as plantas mantêm seu sistema radicular superficial vivo e a absorção de nutrientes das camadas superiores do solo seco continua. A elevação hidráulica no final do verão, de raízes profundas a superficiais, foi identificada no Centro e Sul de Portugal pelo sobreiro.

Estratégias combinadas, incluindo a capacidade de aumentar a absorção de água pelas raízes (oferta), para reduzir as perdas de água (procura), exigem uma análise integrada. Os ecossistemas mediterrânicos com vegetação natural, carvalho verde e bosques agrícolas tradicionalmente não regados, importantes para a sustentabilidade ecológica e económica, merecem atenção devido à sua capacidade de resistir a condições climáticas extremas, mas também porque podem ser vulneráveis à diminuição da disponibilidade de água subterrânea. A sobrevivência desses locais pode depender da absorção de água das camadas profundas do solo e das águas subterrâneas. Práticas inadequadas de rega ou uso excessivo em relação aos limites de sustentabilidade comprometem a qualidade e a quantidade de águas subterrâneas.

No sul da Europa, pomares tradicionais foram substituídos sistemas regados altamente produtivos, aumentando o uso da água.


Objetivos visados:

O objetivo do projeto proposto é estudar:

(1) quais os mecanismos de sobrevivência que estão presentes e quão importantes,

2) como a importância relativa desses mecanismos muda como resultado das novas práticas de rega,

3) qual é o impacto das novas práticas na disponibilidade e qualidade da água subterrânea.



Pontos de situação / Resultados:

_