Instituto Politécnico de Bragança
O Projeto diz respeito a um sector económico vital para o qual os estudos existentes sobre alterações climáticas se concentraram apenas nas condições meteorológicas, estimando um aumento na produtividade das vinhas do Douro e ignorando os danos causados pelo potencial aumento da exposição ao O3.
Funções de resposta e análise de deposição de O3, resultando na produção de um conjunto de dados de alta resolução e específico para a região do Douro.
Descritores: Vinha; Alterações climáticas; Ozono
O objetivo do projeto DOUROZONE é avaliar o risco de exposição ao ozono das vinhas da Região Demarcada do Douro em clima presente e futuro.
01-Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação. O reforço da infraestrutura e das capacidades de investigação e inovação (I&I) e da capacidade de desenvolvimento da excelência na I&I, e a promoção de centros de competência, nomeadamente os de interesse europeu.
Em curso.
Resultados provisórios: A Região Demarcada do Douro terá um aumento do stress climático e vulnerabilidade das variedades de vinho e na produção. Os resultados preliminares indicam um aumento do stress climático na produção de vinho da região do Douro e uma maior vulnerabilidade das suas castas. Esses resultados fornecerão evidências para futuras estratégias destinadas a preservar os vinhos de alta qualidade na região e sua tipicidade de forma sustentável.