Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

QSECA - Quantificação e Evolução das Secas na Península Ibérica: Passado, Presente e Futuro

Entidade líder do projeto: Instituto Dom Luíz, Universidade de Lisboa
Responsável pelo projeto: Célia Marina Pedroso Gouveia
Site do projeto: http://idlcc.fc.ul.pt/projects.php?id=2
Parceiros:

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;Universidade de Murcia - Departamento de Fisica;Instituto Pirenaico de Ecologia - Consejo Superior de Investigaciones Científicas

Data de início do projeto: 01-01-2013
Data de fim do projeto: 31-12-2015

Fonte de financiamento : FCT
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

É amplamente reconhecido que a Península Ibérica, como parte da bacia do Mediterrâneo, corresponde a uma das áreas mais sensíveis às mudanças climáticas atuais e futuras, constituindo um “hot spot”. A diminuição esperada na disponibilidade de água, como consequência da diminuição da precipitação e do aumento da temperatura, aumenta a necessidade de determinar os impactos ecológicos e ambientais da variabilidade e mudança do clima na região do Mediterrâneo.

Para uma melhor compreensão e previsão melhorada de eventos extremos, é crucial investigar sua ligação com as condições atmosféricas, especialmente no contexto de cenários futuros de aquecimento que indicam um aumento nas frequentes ondas de calor e severidade dos extremos de seca na bacia do Mediterrâneo.

Descritores: Alteração Climáticas; Previsão; Eventos Extremos


Objetivos visados:

Os objetivos deste projeto foram monitorizar, avaliar e caracterizar as secas registadas na Península Ibérica no passado e no presente, através das sua relação com as condições atmosféricas. Deste modo pretende-se melhorar a compreensão, o diagnóstico e a modelação destes eventos extemos e dos seus impactes no futuro.



Pontos de situação / Resultados:

O aumento da frequência e da severidade das secas, a par das ondas de calor, tem impacto na vegetação a vários níveis, designadamente na variabilidade da vegetação, no balanço de carbono, na degradação dos solos e na produtividade agrícola, principalmente dos cereais, culturas de sequeiro que são muito dependentes da precipitação.