Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
O Pinheiro Manso é uma espécie está bem adaptada às altas temperaturas e à seca característica dos climas mediterrâneos. O modelo de processo para esta espécie é uma ferramenta importante para prever os prováveis efeitos das mudanças climáticas na produtividade de Pinus pinea e para apoiar a tomada de decisões relacionadas com a seleção de áreas adequadas para o sua implementação.
Descritores: Pinheiro Manso; Alterações climáticas; Modelação; Floresta
Os objetivos do projeto são:
(1) a calibração e validação de um modelo baseado em processos para Pinus pinea em Portugal. Isso permitirá estimar a produtividade das plantações de pinheiro-manso existentes no contexto das mudanças climáticas, considerando os diferentes cenários climáticos, e fornecerá uma ferramenta para apoiar a tomada de decisão em relação ao novo plantio;
(2) avaliação dos efeitos da rega e disponibilidade de nutrientes no crescimento de Pinus pinea e rendimento de frutos secos;
(3) melhorar as equações de modelagem empíricas existentes relacionadas ao crescimento e rendimento de nozes de Pinus pinea.
A disponibilidade de água durante o desenvolvimento da agulha é um fator importante para área especifica da agulha do pinheiro manso. Para estabelecer um ratio preciso entre a área da agulha e a matéria seca do pinheiro-manso e minimizar os erros dos processos de poda da folha para o nível do povoamento, mais estudos são necessários para outras regiões e condições ambientais.