Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

ECOLIVES - Gestão sustentável em olivais mediterrânicos: serviços de controlo biológico providenciados por espécies silvestres como incentivos para a conservação da biodiversidade

Entidade líder do projeto: Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Universidade de Évora
Responsável pelo projeto: José Manuel Herrera Vega
Site do projeto: https://cibio.up.pt/people/details/lmareino/projects/497
Parceiros:

Instituto de Ciências, Tecnologias e Agroambiente da Universidade do Porto; Instituto Superior de Agronomia

Data de início do projeto: 01-01-2015
Data de fim do projeto: 31-12-2018

Fonte de financiamento : FCT
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

As pragas agrícolas, e o decorrente uso de agroquímicos, estão entre as principais causas de prejuízo económico, correntemente estimados em milhares de milhões de dólares por ano. Recentemente, vários estudos apontam que a utilização de meios naturais de combate às pragas (conhecidos como serviços de controlo biológico - SCB) possa constituir uma forma eficaz, ecológica e lucrativa de reduzir os prejuízos na produção agrícola e a utilização de agroquímicos. Contudo, a aplicabilidade e investimento neste tipo de estratégias estão ainda muito condicionados pela falta de conhecimento da ecologia e dos processos que permitam a gestão dos SCB a longo-prazo.

Descritores: Olival; Pragas


Objetivos visados:

Usando os olivais mediterrânicos como casos de estudo, o principal objetivo do ECOLIVES é estimar o valor do controlo biológico natural em função do tipo de gestão de pragas aplicado sobre duas das suas principais pragas – a mosca-da-azeitona (Bactrocera oleae) e a traça-da-azeitona (Prays oleae) -, em olivais que seguem estratégias distintas de gestão de pragas.

Mediante o tipo de gestão, é espectável que a abundância e diversidade de espécies controladoras variem, diminuindo com o aumento da intensidade de controlo químico de pragas. Isto implica que o uso de agroquímicos, para além de ter um impacto económico não-negligenciável enquanto custo de produção, poderá ter reflexos significativos nas comunidades silvestres de predadores insectívoros generalistas de relevo na região, como por exemplo as aves e os morcegos.



Pontos de situação / Resultados:

Em curso.