Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

PURE - Redução do uso e risco de pesticidas em sistemas agrícolas europeus com gestão Integrada de Pragas

Entidade líder do projeto: Institut National de la Recherche Agronomique
Responsável pelo projeto: Sylvie Modeste
Site do projeto: http://www.pure-ipm.eu/
Parceiros:

Rothamsted Research Limited; Aarhus Universitet; Julius Kuhn Institut Bundesforschungsinstitut Fur Kulturpflanzen; Stichting Wageningen Research; Wageningen Universit; Consiglio Nazionale Delle Ricerche; Kmetijski Institut Slovenije - Agricultural Institute Of Slovenia; The James Hutton Institute; Fondazione Edmund Mach; Instituto Valenciano de Investigaciones Agrarias; Instytut Ochrony Roslin - Panstwowy Instytut Badawczy; Debreceni Egyetem; JRC -Joint Research Centre- European Commission;Videncentret For Landbrug; Association De Coordination Technique Agricole; Bayer Cropscience Ag; Biotop Sas; Natural Plant Protection Sas; Burkard Manufacturing Company Limited; Blgg Agroxpertus B.V.; Inra Transfert S.A.; The University Of Sheffield; Invivo Agrosolutions Sas; Soil Cares Research Bv; Scottish Crop Research Institute

Data de início do projeto: 01-01-2011
Data de fim do projeto: 31-12-2015

Fonte de financiamento : 7th FRAMEWORK PROGRAMME
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Para fazer face à procura mundial por segurança alimentar e novas necessidades ambientais, a agricultura deve aumentar a produção e a qualidade dos alimentos, diminuindo sua pegada ecológica. Garantir sustentabilidade e competitividade com insumos reduzidos de pesticidas é um grande desafio.

Descritores: Pesticidas; Pragas; Tomate; Vinha; Milho


Objetivos visados:

O PURE fornecerá soluções integradas de gestão de pragas (MIP) e um conjunto de ferramentas práticas para sua implementação nos principais sistemas agrícolas europeus (culturas anuais aráveis e vegetais, perenes e protegidas) nas quais a redução do uso de pesticidas e melhor controlo de pragas terá impactos positivos.

O projeto explorará os recentes avanços tecnológicos, ecologia do solo e da paisagem e evolução de pragas para alimentar soluções de MIP com sistemas inovadores de diagnóstico e apoio à decisão, dispositivos físicos e bioprodutos, estratégias para regulação ecológica de pragas e maior durabilidade dos métodos de controlo.



Pontos de situação / Resultados:

O projeto forneceu soluções integradas de gestão de pragas nos principais sistemas agrícolas europeus: sistemas agrícolas anuais (culturas à base de trigo e à base de milho), hortícolas de campo, sistemas perenes (pomares e viticultura e culturas protegidas (com tomate como cultura modelo). Para cada sistema agrícola selecionado, os métodos existentes foram combinados com novas ferramentas e tecnologias em novas soluções MIP combinando meios tácitos (por exemplo, BCAs, métodos de controlo físico) e estratégicos (por exemplo, rotações em culturas anuais) de controlo de pragas e abordando os aspetos biológicos, agronómicos e culturais e diversidade económica na Europa. O projeto desenvolveu estratégias baseadas em modelos ou baseadas em experiências para combater o aparecimento de pragas, bem como ferramentas de diagnóstico inovadoras. Também foram desenvolvidas ferramentas de modelação para ajudar a identificar soluções MIP no futuro próximo. Além disso foi desenvolvido um modelo para vários genótipos de infestantes e um modelo genérico de população de pragas e inimigos naturais em paisagens para implantar medidas de controlo.

O projeto fez um progresso significativo na frente das ferramentas de bio controlo. Também investigou o efeito das práticas de gestão do solo nos mecanismos de supressão de doenças do solo e a resposta dos inimigos naturais às estratégias de alteração de habitat.