Rothamsted Research Limited; Aarhus Universitet; Julius Kuhn Institut Bundesforschungsinstitut Fur Kulturpflanzen; Stichting Wageningen Research; Wageningen Universit; Consiglio Nazionale Delle Ricerche; Kmetijski Institut Slovenije - Agricultural Institute Of Slovenia; The James Hutton Institute; Fondazione Edmund Mach; Instituto Valenciano de Investigaciones Agrarias; Instytut Ochrony Roslin - Panstwowy Instytut Badawczy; Debreceni Egyetem; JRC -Joint Research Centre- European Commission;Videncentret For Landbrug; Association De Coordination Technique Agricole; Bayer Cropscience Ag; Biotop Sas; Natural Plant Protection Sas; Burkard Manufacturing Company Limited; Blgg Agroxpertus B.V.; Inra Transfert S.A.; The University Of Sheffield; Invivo Agrosolutions Sas; Soil Cares Research Bv; Scottish Crop Research Institute
Para fazer face à procura mundial por segurança alimentar e novas necessidades ambientais, a agricultura deve aumentar a produção e a qualidade dos alimentos, diminuindo sua pegada ecológica. Garantir sustentabilidade e competitividade com insumos reduzidos de pesticidas é um grande desafio.
Descritores: Pesticidas; Pragas; Tomate; Vinha; Milho
O PURE fornecerá soluções integradas de gestão de pragas (MIP) e um conjunto de ferramentas práticas para sua implementação nos principais sistemas agrícolas europeus (culturas anuais aráveis e vegetais, perenes e protegidas) nas quais a redução do uso de pesticidas e melhor controlo de pragas terá impactos positivos.
O projeto explorará os recentes avanços tecnológicos, ecologia do solo e da paisagem e evolução de pragas para alimentar soluções de MIP com sistemas inovadores de diagnóstico e apoio à decisão, dispositivos físicos e bioprodutos, estratégias para regulação ecológica de pragas e maior durabilidade dos métodos de controlo.
O projeto forneceu soluções integradas de gestão de pragas nos principais sistemas agrícolas europeus: sistemas agrícolas anuais (culturas à base de trigo e à base de milho), hortícolas de campo, sistemas perenes (pomares e viticultura e culturas protegidas (com tomate como cultura modelo). Para cada sistema agrícola selecionado, os métodos existentes foram combinados com novas ferramentas e tecnologias em novas soluções MIP combinando meios tácitos (por exemplo, BCAs, métodos de controlo físico) e estratégicos (por exemplo, rotações em culturas anuais) de controlo de pragas e abordando os aspetos biológicos, agronómicos e culturais e diversidade económica na Europa. O projeto desenvolveu estratégias baseadas em modelos ou baseadas em experiências para combater o aparecimento de pragas, bem como ferramentas de diagnóstico inovadoras. Também foram desenvolvidas ferramentas de modelação para ajudar a identificar soluções MIP no futuro próximo. Além disso foi desenvolvido um modelo para vários genótipos de infestantes e um modelo genérico de população de pragas e inimigos naturais em paisagens para implantar medidas de controlo.
O projeto fez um progresso significativo na frente das ferramentas de bio controlo. Também investigou o efeito das práticas de gestão do solo nos mecanismos de supressão de doenças do solo e a resposta dos inimigos naturais às estratégias de alteração de habitat.