Inovação para a Agricultura

FacebookTwitterGoogle BookmarksRSS Feed
PT EN
  • S12
  • S13
  • S11
  • S6
  • S2
  • S7
  • S5
  • S8
  • S14
  • Inovação na Agricultura
  • S3

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

OPTIMA - Otimização de Gramíneas Perenes para Produção de Biomassa

Entidade líder do projeto: Universita degli Studi di Catania
Responsável pelo projeto: Salvatore Cosentino
Site do projeto: http://www.optimafp7.eu/
Parceiros:

Alma Mater Studiorum - Universita di Bologna; Centre for Renewable Energy Sources and Saving Fondation; Faculdade de Ciencias e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa; Universidad Politecnica de Madrid; Imperial College of Science Technology and Medicine; Agricultural University of Athens; Consiglio Nazionale delle Ricerche; Universitat de les Illes Balears; Universitat de Barcelona; Aberystwyth University; University College Dublin, National University Of Ireland, Dublin; Indian Institute of Technology Delhi; Huazhong Agricultural University; Consiglio Per La Ricerca In Agricoltura E L'analisi Dell'economia Agraria; Ifeu - Institut Fur Energie Und Umweltforschung Heidelberg Gmbh; Instituto De Agrobiotecnologia Rosario S.A.;B.T.G. Biomass Technology Group Bv; Spapperi S.R.L.; Primus Talalmanyhasznosito, Termelo, Kereskedelmi Es Szolgaltato Korlatolt Felelossegu Tarsasag; Tuzetka

Data de início do projeto: 01-01-2011
Data de fim do projeto: 31-12-2015

Fonte de financiamento : 7th FRAMEWORK PROGRAMME
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

O clima mediterrâneo é caracterizado por verões quentes e secos, e a maioria dos modelos globais sobre clima mostra uma diminuição na disponibilidade de água juntamente com um aumento considerável da temperatura média, especialmente durante o verão. Isso representa sérias ameaças para várias culturas convencionais, particularmente em áreas marginais. Além disso, há uma crescente consciencialização e consenso entre os políticos e agricultores sobre a necessidade de reduzir as cargas ambientais e os consumos energéticos dos sistemas agrícolas através da introdução de novas espécies, otimização de consumos agronómicos e recursos naturais, principalmente água. Portanto, culturas alternativas com alta tolerância a altas temperaturas, fontes limitadas de água e a outros fatores restritos precisam ser identificados, adaptados ou desenvolvidos com urgência.Em geral, as gramíneas perenes são culturas resistentes à seca e, recentemente, têm atraído interesse constante devido a seus extensos benefícios ambientais, tanto em escala global quanto agrícola. 

Descritores: Alterações Climáticas; Seca; gramíneas; Biomassa; uso da terra; Milho


Objetivos visados:

O principal objetivo do projeto OPTIMA é identificar gramíneas perenes de alto rendimento para a área do Mediterrâneo, dentro de uma fileira de produção otimizada que fornecerá uma fonte estável tanto para a biomassa quanto para os novos produtos derivados da planta. o projeto irá explorar as potencialidades das gramíneas perenes em terras marginais subutilizadas ou abandonadas.



Pontos de situação / Resultados:

Os resultados mostraram que a presença de Miscanthus no solo contribuiu para um incremento da matéria orgânica em comparação com os solos de pousio, embora este incremento não tenha sido estatisticamente significativo. A mesma tendência foi observada para A. donax mas, neste caso, o incremento foi estatisticamente significativo.A respiração do solo foi encontrada mais alta no campo de switchgrass (+ 108%, em média), do que no campo de milho.

Esta tendência foi invertida após a colheita de gramíneas e colheita de milho + a lavoura sucessiva (- 64%, em média). A maior quantidade de biomassa de raízes no switchgrass (cerca de 5 vezes maior) do que no milho poderá ter levado a uma maior taxa de respiração autotrófica durante a fase de crescimento.