Inovação para a Agricultura

pten
Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

OPTIMA - Otimização de Gramíneas Perenes para Produção de Biomassa

Entidade líder do projeto: Universita degli Studi di Catania
Responsável pelo projeto: Salvatore Cosentino
Site do projeto: http://www.optimafp7.eu/
Parceiros:

Alma Mater Studiorum - Universita di Bologna; Centre for Renewable Energy Sources and Saving Fondation; Faculdade de Ciencias e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa; Universidad Politecnica de Madrid; Imperial College of Science Technology and Medicine; Agricultural University of Athens; Consiglio Nazionale delle Ricerche; Universitat de les Illes Balears; Universitat de Barcelona; Aberystwyth University; University College Dublin, National University Of Ireland, Dublin; Indian Institute of Technology Delhi; Huazhong Agricultural University; Consiglio Per La Ricerca In Agricoltura E L'analisi Dell'economia Agraria; Ifeu - Institut Fur Energie Und Umweltforschung Heidelberg Gmbh; Instituto De Agrobiotecnologia Rosario S.A.;B.T.G. Biomass Technology Group Bv; Spapperi S.R.L.; Primus Talalmanyhasznosito, Termelo, Kereskedelmi Es Szolgaltato Korlatolt Felelossegu Tarsasag; Tuzetka

Data de início do projeto: 01-01-2011
Data de fim do projeto: 31-12-2015

Fonte de financiamento : 7th FRAMEWORK PROGRAMME
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

O clima mediterrâneo é caracterizado por verões quentes e secos, e a maioria dos modelos globais sobre clima mostra uma diminuição na disponibilidade de água juntamente com um aumento considerável da temperatura média, especialmente durante o verão. Isso representa sérias ameaças para várias culturas convencionais, particularmente em áreas marginais. Além disso, há uma crescente consciencialização e consenso entre os políticos e agricultores sobre a necessidade de reduzir as cargas ambientais e os consumos energéticos dos sistemas agrícolas através da introdução de novas espécies, otimização de consumos agronómicos e recursos naturais, principalmente água. Portanto, culturas alternativas com alta tolerância a altas temperaturas, fontes limitadas de água e a outros fatores restritos precisam ser identificados, adaptados ou desenvolvidos com urgência.Em geral, as gramíneas perenes são culturas resistentes à seca e, recentemente, têm atraído interesse constante devido a seus extensos benefícios ambientais, tanto em escala global quanto agrícola. 

Descritores: Alterações Climáticas; Seca; gramíneas; Biomassa; uso da terra; Milho


Objetivos visados:

O principal objetivo do projeto OPTIMA é identificar gramíneas perenes de alto rendimento para a área do Mediterrâneo, dentro de uma fileira de produção otimizada que fornecerá uma fonte estável tanto para a biomassa quanto para os novos produtos derivados da planta. o projeto irá explorar as potencialidades das gramíneas perenes em terras marginais subutilizadas ou abandonadas.



Pontos de situação / Resultados:

Os resultados mostraram que a presença de Miscanthus no solo contribuiu para um incremento da matéria orgânica em comparação com os solos de pousio, embora este incremento não tenha sido estatisticamente significativo. A mesma tendência foi observada para A. donax mas, neste caso, o incremento foi estatisticamente significativo.A respiração do solo foi encontrada mais alta no campo de switchgrass (+ 108%, em média), do que no campo de milho.

Esta tendência foi invertida após a colheita de gramíneas e colheita de milho + a lavoura sucessiva (- 64%, em média). A maior quantidade de biomassa de raízes no switchgrass (cerca de 5 vezes maior) do que no milho poderá ter levado a uma maior taxa de respiração autotrófica durante a fase de crescimento.