Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

MYCORED - Novas estratégias integradas para redução mundial de micotoxinas nas fileiras de alimentos e rações

Entidade líder do projeto: Consiglio Nazionale Delle Ricerche
Responsável pelo projeto: Angelo Visconti
Site do projeto: http://www.mycored.eu/
Parceiros:

Cranfield University; Universitaet Fuer Bodenkultur Wien; Danmarks Tekniske Universitet; Max Rubner Institut Bundesforschungsinstitut Fur Ernahrung Und Lebensmittel; Stichting Wageningen Research; Universita Cattolica del Sacro Cuore; Cereal Research Non-Profit Company; Institut National de la Recherche Agronomique; Rijksinstituut Voor Volksgezondheid En Milieu; Turkiye Bilimsel Ve Teknolojik Arastirma Kurumu; A.N. Bakh Institute Of Biochemistry Of The Russian; National Research Center; International Institute Of Tropical Agriculture; Centro Internacional de Mejoramiento de Maiz y Trigo Int; Universidad Nacional de Rio Cuarto; Universidad De Lleida; Romer Labs Diagnostic Gmbh; Bio-Ferm, Biotechnologische Entwicklung Und Produktion Gmbh; Matrix Srl; Fundacio Privada International Treenut; Federation Europeenne Des Fabricants D'additifs Pour La Nutrition Animale; South African Medical Research Council; Universita Degli Studi Di Roma La Sapienza; Universita Degli Studi Di Napoli Federico II; Romer Labs Division Holding Gmbh

Data de início do projeto: 01-01-2009
Data de fim do projeto: 31-12-2013

Fonte de financiamento : 7th FRAMEWORK PROGRAMME
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

A contaminação por toxinas na fileira mundial de alimentos e rações é um grande desafio para melhorar a saúde humana e animal. Estas toxinas são perigos para a saúde que podem contaminar uma grande variedade de culturas e também são fontes primárias de perdas de rendimento e aumento dos custos de gestão em todo o mundo. O risco de micotoxicidade é difícil de avaliar, pois as micotoxinas são contaminantes naturais e a via de regulação é um dos principais sistemas para limitar a exposição a micotoxinas. Um quarto das culturas alimentares do mundo, incluindo muitos alimentos básicos, está potencialmente contaminado por fungos produtores de micotoxinas.

Descritores: micotoxinas; Milho


Objetivos visados:

A MYCORED visa desenvolver soluções estratégicas para reduzir a contaminação por micotoxinas, que são a principal preocupação em cadeias de alimentos e rações economicamente importantes. As seguintes toxinas s são especialmente consideradas no projeto: aflatoxinas, tricotecenos, zearalenona, fumonisinas em alimentos de trigo / milho e cadeias alimentares; ocratoxina A nas cadeias de vinho e trigo; e aflatoxinas na cadeia de frutas secas.

Novas metodologias, procedimentos eficientes de manuseamento e informação, disseminação e estratégias educacionais são consideradas em um contexto de integração multidisciplinar de know-how e tecnologia para reduzir a exposição a micotoxinas em todo o mundo.



Pontos de situação / Resultados:

O MYCORED identificou novas cultivares com resistência a infeções fúngicas. O uso otimizado de fungicidas, a modelação e um sistema de apoio à decisão ajudaram a reduzir a contaminação pré-colheita.O MYCORED identificou novas cultivares com resistência a infeções fúngicas. O uso otimizado de fungicidas, a modelação e um sistema de apoio à decisão ajudaram a reduzir a contaminação pré-colheita.Os cientistas também criaram uma base-de-dados para o desenvolvimento de modelos preditivos de doenças em trigo, milho e uva.

A modelação da contaminação por micotoxinas em trigo, milho e avelãs inoculadas ajudou a determinar as perdas pela rejeição de alimentos contaminados.Uso de ozono permitiu inibir a germinação de esporos de alguns fungos, impedindo a produção de micotoxinas completamente em alguns casos. Vários aditivos de baixo custo também reduziram drasticamente a produção de micotoxinas. 

O MYCORED desenvolveu e testou um sistema de sensores sem fio para monitorizar temperatura, dióxido de carbono e humidade em silos de grãos. Além disso, os kits de testes rápidos com multi-toxinas foram desenvolvidos e validados como uma maneira bem-sucedida de identificar um grande número de micotoxinas in situ.