Inovação para a Agricultura

FacebookTwitterGoogle BookmarksRSS Feed
PT EN
  • Inovação na Agricultura
  • S6
  • S11
  • S13
  • S12
  • S14
  • S2
  • S7
  • S8
  • S3
  • S5

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

FIGARO - Plataforma de rega Flexível e Precisa para Melhorar a rega à escala da parcela agricola

Entidade líder do projeto: Netafim LTD
Responsável pelo projeto: Lior Doron
Site do projeto: http://www.figaro-irrigation.net/home/en/
Parceiros:

Aarhus Universitet; Hydrologic Research Bv; Niversitat Politecnica de Valencia; C-Tech Innovation Limited; Eden Irrigation Consultancy Limited; Hidromod Modelação em Engenharia Lda; Thomsen Anton Gaarde; Instituto Superior Técnico; Alma Mater Studiorum - Universita di Bologna; Consorzio Di Bonifica Di Secondo Grado Per Il Canale Emiliano Romagnolo Canale Giandotti; Technion - Israel Institute Of Technology; Democritus University Of Thrace; Perifereiaki Enosi Dimon Anatolikis Makedonias Thrakis; Universiteit Twente; Food And Agriculture Organization Of The United Nations Fao; Agora P.S.V.D.; Orev Aps

Data de início do projeto: 01-01-2012
Data de fim do projeto: 31-12-2016

Fonte de financiamento : 7th FRAMEWORK PROGRAMME
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

O uso eficiente água em sistemas de regadio é de crítica importância para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável, a segurança alimentar e o crescimento económico geral. Isto é particularmente verdade à luz do crescimento da população global, das alterações climáticas e da competição por água de outros setores económicos. Ao enfrentar este desafio, o projeto FIGARO, financiado pela UE, focou-se na rega de precisão.

Descritores: Regadio; rega de precisão


Objetivos visados:

O objetivo do projeto FIGARO é reduzir significativamente o uso de água doce  ao nível da exploração agrícola através do  desenvolvimento de uma plataforma de gestão da rega de precisão. A plataforma será estruturada para aquisição de dados a partir de dispositivos de monitorização e ferramentas de previsão, interpretação de dados, controle do sistema e mecanismos de avaliação, permitindo o apoio à decisão para utilizadores finais à escala da parcela agrícola.  Estas ferramentas serão integradas com várias tecnologias e estratégias de regadio de última geração, bem como dispositivos recém-adaptados, levando a uma maior produtividade da água. Além disso, como valor agregado, o sistema permitirá a redução do uso de fertilizantes, apoiando ainda mais o uso sustentável dos recursos naturais e a adaptação da prática agrícola às alterações climáticas.



Pontos de situação / Resultados:

A informação é capturada por sensores no solo, na água e em plantas colocados no campo em locais críticos. Estas informações são combinadas com as medições meteorológicas locais de estações meteorológicas, imagens de satélite, serviços de previsão do tempo e modelos agrícolas e hidráulicos. O sistema analisa os dados para fornecer ao agricultor recomendações precisas e confiáveis sobre quanto e quando devem regar suas plantações. A estrutura da plataforma FIGARO foi projetada para integrar qualquer tipo de técnica de monitorização e modelo de gestão, o que permite ao utilizador expandir e adequar as funções da plataforma às suas necessidades exclusivas. Como resultado, a plataforma pode utilizar sistemas de sensores e redes de um modelo calibrados de acordo com as condições locais e as melhores práticas.