Inovação para a Agricultura

pten
Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

FIGARO - Plataforma de rega Flexível e Precisa para Melhorar a rega à escala da parcela agricola

Entidade líder do projeto: Netafim LTD
Responsável pelo projeto: Lior Doron
Site do projeto: http://www.figaro-irrigation.net/home/en/
Parceiros:

Aarhus Universitet; Hydrologic Research Bv; Niversitat Politecnica de Valencia; C-Tech Innovation Limited; Eden Irrigation Consultancy Limited; Hidromod Modelação em Engenharia Lda; Thomsen Anton Gaarde; Instituto Superior Técnico; Alma Mater Studiorum - Universita di Bologna; Consorzio Di Bonifica Di Secondo Grado Per Il Canale Emiliano Romagnolo Canale Giandotti; Technion - Israel Institute Of Technology; Democritus University Of Thrace; Perifereiaki Enosi Dimon Anatolikis Makedonias Thrakis; Universiteit Twente; Food And Agriculture Organization Of The United Nations Fao; Agora P.S.V.D.; Orev Aps

Data de início do projeto: 01-01-2012
Data de fim do projeto: 31-12-2016

Fonte de financiamento : 7th FRAMEWORK PROGRAMME
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

O uso eficiente água em sistemas de regadio é de crítica importância para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável, a segurança alimentar e o crescimento económico geral. Isto é particularmente verdade à luz do crescimento da população global, das alterações climáticas e da competição por água de outros setores económicos. Ao enfrentar este desafio, o projeto FIGARO, financiado pela UE, focou-se na rega de precisão.

Descritores: Regadio; rega de precisão


Objetivos visados:

O objetivo do projeto FIGARO é reduzir significativamente o uso de água doce  ao nível da exploração agrícola através do  desenvolvimento de uma plataforma de gestão da rega de precisão. A plataforma será estruturada para aquisição de dados a partir de dispositivos de monitorização e ferramentas de previsão, interpretação de dados, controle do sistema e mecanismos de avaliação, permitindo o apoio à decisão para utilizadores finais à escala da parcela agrícola.  Estas ferramentas serão integradas com várias tecnologias e estratégias de regadio de última geração, bem como dispositivos recém-adaptados, levando a uma maior produtividade da água. Além disso, como valor agregado, o sistema permitirá a redução do uso de fertilizantes, apoiando ainda mais o uso sustentável dos recursos naturais e a adaptação da prática agrícola às alterações climáticas.



Pontos de situação / Resultados:

A informação é capturada por sensores no solo, na água e em plantas colocados no campo em locais críticos. Estas informações são combinadas com as medições meteorológicas locais de estações meteorológicas, imagens de satélite, serviços de previsão do tempo e modelos agrícolas e hidráulicos. O sistema analisa os dados para fornecer ao agricultor recomendações precisas e confiáveis sobre quanto e quando devem regar suas plantações. A estrutura da plataforma FIGARO foi projetada para integrar qualquer tipo de técnica de monitorização e modelo de gestão, o que permite ao utilizador expandir e adequar as funções da plataforma às suas necessidades exclusivas. Como resultado, a plataforma pode utilizar sistemas de sensores e redes de um modelo calibrados de acordo com as condições locais e as melhores práticas.