Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

FARMPATH - Transições agrícolas: caminhos para a sustentabilidade regional da agricultura na Europa

Entidade líder do projeto: The James Hutton Institute
Responsável pelo projeto: Emma Wing
Site do projeto: http://farmpath.hutton.ac.uk/
Parceiros:

Universitaet Fuer Bodenkultur Wien; Agricultural University of Athens; University Of National and World Economy; Verein fur Landliche Strukturforschung Ev*Institut fur Landliche Strukturforschung an der Johann Wolfganggothe-Universitat; Ceska Zemedelska Univerzita v Praze; University of Plymouth; Universidade de Évora; Institut Superieur des Sciences Agronomiques, Agroalimentaires, Horticoles et du Paysage; The Macaulay Land Use Research Institute

Data de início do projeto: 01-01-2011
Data de fim do projeto: 31-12-2014

Fonte de financiamento : 7th FRAMEWORK PROGRAMME
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Durante a última década, a transição com respeito ao aumento da sustentabilidade na agricultura, tem sido um tema central no trabalho de governantes, ONGs e instituições de investigação. Numerosas publicações, incluindo o White Paper on Adapting to Climate Change (2009) da Comissão Europeia, identificaram a importância de aumentar a sustentabilidade da agricultura de forma a ir ao encontro dos desafios futuros. No entanto, apesar da adoção da noção de desenvolvimento sustentável da agricultura enquanto princípio básico da política da CE, está a tornar-se cada vez mais claro que mudanças são necessárias para garantir que a agricultura na EU possa atender à crescente variedade de bens e funções públicas desejadas pelos cidadãos europeus (p. ex. elevada segurança e qualidade alimentar, energia renovável e produção de fibras, protecção do ambiente, comunidades rurais viáveis, paisagens com interesse para o recreio).

Ao mesmo tempo, os agricultores europeus lidam com preços flutuantes dos produtos agrícolas, mudanças nos regimes de subsídios, riscos e surtos de doenças, eventos climáticos extremos, e uma notória falta de jovens interessados em se tornarem agricultores.

Descritores: sustentabilidade


Objetivos visados:

O objetivo global é identificar e avaliar as trajetórias de transição futuras para a sustentabilidade da agricultura na Europa, e as necessidades de inovação social e tecnológica requeridas para dar início e progredir nessas trajetórias.



Pontos de situação / Resultados:

Vinte e um caso de estudos de agricultura sustentável foram concluídos em vários Estados-Membros da UE. Estes estão agora disponíveis como relatórios e fichas técnicas em vários idiomas. Além disso, foi criada uma rede chamada National National Stakeholder Partnership Groups, para orientar o trabalho futuro. Revisões de literatura e bases de dados estatísticas da UE, os investigadores também descobriram que a falta de jovens agricultores é uma percepção falsa. De facto, a presença de jovens agricultores está relacionada com o tamanho do setor agrícola, bem como com a rentabilidade dos projetos. Os investigadores também descobriram que a inovação agrícola geralmente vem de fora da indústria agrícola e sugerem que o envolvimento intersectorial melhoraria essa situação.