Inovação para a Agricultura

FacebookTwitterGoogle BookmarksRSS Feed
PT EN
  • S10
  • S7
  • S3
  • S13
  • S6
  • S5
  • S14
  • S11
  • S8
  • S12
  • S2

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

ARIMNET - Coordenação da Investigação Agrícola no Mediterrâneo

Entidade líder do projeto: Institut National de la Recherche Agronomique
Responsável pelo projeto: Florence Jacquet
Site do projeto: http://www.arimnet2.net/
Parceiros:

Centre de Cooperation Internationale en Recherche Agronomique pour le developpement - C.I.R.A.D. EPIC, França; Ministero delle Politiche Agricole Alimentari eForestali; Institut National de la Recherche Agronomique d Algerie; Instituto Nacional de Investigacion y Tecnologia Agraria y Alimentaria OA MP; Ministry of Food Agriculture and Livestock; The Agricultural Research Center; Fundação para a Ciência e a Tecnologia; Institut Agronomique et Veterinaire Hassan Ii, Marrocos; Ellinikos Georgikos Organismos – Dimitra; Institution de la Recherche et de L'enseignement Superieur Agricoles; Ministry Of Agriculture, Rural Development And Environment Of Cyprus; Ministry Of Agriculture And Rural Development;  National Agricultural Research Foundation.

Data de início do projeto: 01-01-2008
Data de fim do projeto: 31-12-2013

Fonte de financiamento : 7th FRAMEWORK PROGRAMME
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

A investigação agrícola no Mediterrâneo caracteriza-se por três características principais: está dispersa nos membros da UE e nos países parceiros mediterrânicos, assim como a maioria dos problemas e desafios que a agricultura mediterrânica enfrenta são partilhados por todos os países da região e são basicamente os mesmos em toda a área, mesmo que as prioridades possam variar de um país para outro. As condições resultantes das mudanças climáticas, bem como o objetivo do desenvolvimento sustentável e da produção, precisam repensar a investigação em agronomia em todos os países e iniciar seu alinhamento em toda a área para aumentar seu impacto. Esta situação permite e exige uma ação de coordenação ao nível do Mediterrâneo para lutar contra a fragmentação na promoção da convergência dos programas nacionais e na criação de uma nova massa crítica para abordar as questões essenciais.


Objetivos visados:

Os objetivos da Rede ARIMNet são: reforçar a coordenação dos programas de investigação agrícola na região do Mediterrâneo e melhorar a cooperação dentro da região.



Pontos de situação / Resultados:

O trabalho inicial forneceu uma descrição precisa do estado da investigação agrícola no Mediterrâneo. O ARIMNET também recolheu informações sobre a maneira como as atividades de investigação são realizadas, úteis para identificar as melhores práticas na área. O projeto organizou uma conferência internacional na Espanha para identificar prioridades e áreas temáticas de pesquisa. Essa conferência também promoveu indiretamente relacionamentos interinstitucionais por meio de colaboração e trabalho em rede.