Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

ARIMNET - Coordenação da Investigação Agrícola no Mediterrâneo

Entidade líder do projeto: Institut National de la Recherche Agronomique
Responsável pelo projeto: Florence Jacquet
Site do projeto: http://www.arimnet2.net/
Parceiros:

Centre de Cooperation Internationale en Recherche Agronomique pour le developpement - C.I.R.A.D. EPIC, França; Ministero delle Politiche Agricole Alimentari eForestali; Institut National de la Recherche Agronomique d Algerie; Instituto Nacional de Investigacion y Tecnologia Agraria y Alimentaria OA MP; Ministry of Food Agriculture and Livestock; The Agricultural Research Center; Fundação para a Ciência e a Tecnologia; Institut Agronomique et Veterinaire Hassan Ii, Marrocos; Ellinikos Georgikos Organismos – Dimitra; Institution de la Recherche et de L'enseignement Superieur Agricoles; Ministry Of Agriculture, Rural Development And Environment Of Cyprus; Ministry Of Agriculture And Rural Development;  National Agricultural Research Foundation.

Data de início do projeto: 01-01-2008
Data de fim do projeto: 31-12-2013

Fonte de financiamento : 7th FRAMEWORK PROGRAMME
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

A investigação agrícola no Mediterrâneo caracteriza-se por três características principais: está dispersa nos membros da UE e nos países parceiros mediterrânicos, assim como a maioria dos problemas e desafios que a agricultura mediterrânica enfrenta são partilhados por todos os países da região e são basicamente os mesmos em toda a área, mesmo que as prioridades possam variar de um país para outro. As condições resultantes das mudanças climáticas, bem como o objetivo do desenvolvimento sustentável e da produção, precisam repensar a investigação em agronomia em todos os países e iniciar seu alinhamento em toda a área para aumentar seu impacto. Esta situação permite e exige uma ação de coordenação ao nível do Mediterrâneo para lutar contra a fragmentação na promoção da convergência dos programas nacionais e na criação de uma nova massa crítica para abordar as questões essenciais.


Objetivos visados:

Os objetivos da Rede ARIMNet são: reforçar a coordenação dos programas de investigação agrícola na região do Mediterrâneo e melhorar a cooperação dentro da região.



Pontos de situação / Resultados:

O trabalho inicial forneceu uma descrição precisa do estado da investigação agrícola no Mediterrâneo. O ARIMNET também recolheu informações sobre a maneira como as atividades de investigação são realizadas, úteis para identificar as melhores práticas na área. O projeto organizou uma conferência internacional na Espanha para identificar prioridades e áreas temáticas de pesquisa. Essa conferência também promoveu indiretamente relacionamentos interinstitucionais por meio de colaboração e trabalho em rede.