Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

WEAM4I - Gestão Avançada de Água e Energia para a rega

Entidade líder do projeto: Meteosim SL
Responsável pelo projeto: Paula Corneli
Site do projeto: http://weam4i.eu/
Parceiros:

Grupo Hispatec Informatica Empresarial SA; Aquagri - Assistencia Técnica e Consultoria ACE; Federacion Nacional de Comunidades de Regantes; Fenareg - Federacao Nacional de Regantes de Portugal; Instituto Valenciano de Investigaciones Agrarias; Adasa Sistemas, S.A.U., Espanha; Waterwatch Bv, Landwirtschaftskammer Niedersachsen; Lgrain Gmbh Bewasserungstechnik; Unite Technique du Semide Geie; Inergia Grupo Engineering & Architecture Sl; Eclareon Gmbh; Comunidad General De Regantes Del Canal De Bardenas; Hydrologic Research Bv; Von Der Ohe Karsten; Zim Plant Technology Gmbh; Agencia Estatal Consejo Superior De Investigaciones Cientificas; Creara Consultores Sl

Data de início do projeto: 01-01-2013
Data de fim do projeto: 31-12-2017

Fonte de financiamento : 7th FRAMEWORK PROGRAMME
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

O projeto WEAM4i foi concebido como uma iniciativa para ajudar as comunidades de regadio e os utilizadores finais a otimizar a utilização dos recursos. A realização dessa ideia dependia da integração bem-sucedida do nexo de água e energia numa solução que combinava novas tecnologias, procura e oferta de serviços. Para provar a replicabilidade de tal solução, o consórcio foi construído tendo em mente três áreas de demonstração distintas, nomeadamente Espanha, Portugal e Alemanha. Cada uma dessas áreas tinha mercados de água e energia distintos, abordagens técnicas e aspetos socioeconómicos que foram tratados no mesmo nível de importância em pacotes de trabalho específicos dentro do projeto.

Descritores: Regadio


Objetivos visados:

O conceito principal a ser desenvolvido no WEAM4i é a gestão do lado da procura de água de acordo com a oferta de energia disponível. Em consonância com isso, os principais objetivos do projeto foram:

(1) Desenvolver uma rede inteligente inovadora de água e energia para rega;

(2) Demonstrar técnicas inovadoras para a eficiência dos recursos a nível local: para economizar água, para melhorar a relação m3 / kwh e para a minimização do custo operacional das infraestruturas de abastecimento de água;

(3) Desenvolver uma abordagem de integração inovadora: uma plataforma de TIC / cloud baseada em uma arquitetura orientada a serviços (SOA).



Pontos de situação / Resultados:

No primeiro período de relatório e para o campo experimental alemão, o consórcio desenvolveu uma solução para programar um sistema de energia solar alternativo para poder regar à noite. As mudanças de pressão de turgescência foram medidas através de uma sonda inovadora. Além disso, a mesma sonda foi introduzida em pequenas áreas de teste em Valência, na Espanha.

A demonstração da sonda de pressão de turgescência foi um dos principais resultados do projeto no WP3. Além disso, a utilidade das tendências do teor de água no solo, medida com sensores de capacitância para a programação da rega, foi demonstrada em Portugal.

A tecnologia desenvolvida permitiu economias energéticas de 20% na Alemanha e 16% em Espanha.

No segundo período de relatório, por um lado, o consórcio desenvolveu um algoritmo para interpretar as tendências do conteúdo de água no solo para programar a rega. As ferramentas desenvolvidas permitiram uma fácil visualização e interpretação das tendências temporais do conteúdo de água no solo em diferentes profundidades. A medição das necessidades de água das culturas obtidas pelas sondas forneceu cerca de 10-20% de economia em aplicações de água. No final do projeto, o sensor foi testado em culturas de dióspiros, citrinos, milho e batata sob diferentes condições ambientais.

Vantagens e limitações para o uso dessas tecnologias foram identificadas e algoritmos para a interpretação dos outputs dos sensores foram obtidos.