Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

MOTIVE - Modelos para a gestão adaptativa de florestas

Entidade líder do projeto: Forstliche Versuchs- Und Forschungsanstalt Baden-Wuerttemberg
Responsável pelo projeto: Alfons Bieling
Site do projeto: https://www.wsl.ch/lud/motive/
Parceiros:

Stichting Wageningen Research; Idgenoessische Forschungsanstalt Wsl; Eidgenoessische Technische Hochschule Zuerich; Kobenhavns Universitet; Universitaet Fuer Bodenkultur Wien; European Forest Institute; Albert-Ludwigs-Universitaet Freiburg; Instituto Superior de Agronomia; Institut National de la Recherche Agronomique; ITA-Suomen Yliopisto; Universitatea Stefan Cel Mare Din Suceava; Sveriges Lantbruksuniversitet; Forestry Commission Research Agency; Potsdam Institut Fuer Klimafolgenforschung; Centro De Investigacion Ecologica Yaplicaciones Forestales Consorcio; IFER - Ustav pro vyzkum lesnich ekosystemu, s.r.o.; University of Forestry; Foreco Technologies S.L; Pensoft Publishers

Data de início do projeto: 01-01-2009
Data de fim do projeto: 31-12-2013

Fonte de financiamento : 7th FRAMEWORK PROGRAMME
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

O aquecimento global previsto pelo IPCC e as mudanças nos regimes de precipitação são fonte de preocupação para os sistemas agro-florestais.  Neste projeto relata-se estado da arte nas projeções do modelo climático para a Europa, com uma perspetiva para o relatório de avaliação do 5º IPCC. No que diz respeito à gestão florestal, as anomalias climáticas projetadas podem exigir ações específicas para evitar perdas significativas no valor da madeira. No sul da Europa, a precipitação anual está a diminuir, e as temperaturas médias anuais a aumentar. Isso resultará em condições de crescimento muito mais secas e provavelmente terá efeitos severos nas florestas já com limitação de água.

Descritores: Alterações Climáticas; Floresta; Gestão


Objetivos visados:

O objetivo do MOTIVE é fornecer know-how, dados e ferramentas para melhorar a formulação de políticas e a gestão adaptativa de recursos florestais em face das condições climáticas em mudança.



Pontos de situação / Resultados:

O MOTIVE desenvolveu e avaliou estratégias que podem adaptar as práticas de gestão florestal para equilibrar múltiplos objetivos sob condições ambientais variáveis. A avaliação de diferentes sistemas de gestão adaptativa ocorreu dentro de uma análise de cenário e um quadro de paisagem regional. O consórcio desenvolveu um entendimento comum sobre o comportamento de todos os stakeholders, envolvidos na gestão florestal. Uma matriz de modelos (empíricos, bem como modelos híbridos e baseados em processos) foi usada na análise. Os modelos foram melhorados, por exemplo, em relação à simulação de perturbações sob um clima em mudança, e desenvolvidos para modelar regimes adaptativos de gestão florestal. O trabalho sobre estratégias de adaptação nas regiões de estudo produzir melhorias e novos desenvolvimentos. Por exemplo, um novo algoritmo de otimização foi integrado a um modelo complexo para florestas mediterrâneas e ajudou a adicionar aspetos económicos às simulações no estudo de caso da Catalunha.