Centro Internazionale di Altistudi Agronomici Mediterranei; Stichting Deltares; Fachhochschule Nordwestschweiz; Universidade do Porto; Universitet po Architektura Stroitelstvo i Geodezija; The Open University; DHI; IVL Svenska Miljoeinstitutet AB; Mita Sas di Spagarino Michele e CO.
O projeto usou uma abordagem sistemática para examinar toda o ciclo referente ao uso da água, juntamente com os processos de água envolvidos na produção de bens agrícolas e industriais ou a prestação de serviços de água potável. O consórcio investigou a seleção de indicadores adequados para avaliar melhorias na ecoeficiência. Também estudou a integração de ferramentas existentes e métodos de avaliação em modelos e a análise de estruturas e políticas existentes. Dois casos de estudo concentraram-se na substituição de agricultura de sequeiro para regadio e as inovações que podem reduzir o uso de água e energia e aumentar a produção.
Descritores: Regadio; Rega de Défice Regulado; rega gota-a-gota; Milho; Fertilizantes Orgânicos
O projeto EcoWater teve como objetivo desenvolver uma métrica para avaliar a contribuição de diferentes inovações tecnológicas no desempenho ambiental e económico de sistemas de uso de água. Através de uma abordagem sistemática, toda a cadeia de valor foi examinada, juntamente com os processos de uso da água envolvidos na produção de bens agrícolas e industriais ou na prestação de serviços de água potável.
O perímetro de rega de Monte Novo fornece água para rega para uma área de mais de 7.800 ha. Este perímetro está integrado no Projeto Multipurpose Alqueva. Para a melhoria da ecoeficiência geral, cinco opções alternativas foram selecionadas:
(1) Melhoria da economia de água usando Rega de Défice Regulado (RDI) para azeitonas, milho e pastagens;
(2) Diminuição do uso de fertilizantes através da introdução de lamas tratadas provenientes de ETARs locais;
(3) Diminuição do uso de fertilizantes através da introdução de compostos orgânicos apropriados para a agricultura biológica;
(4) Melhoria da eficiência da rega através da adoção de rega gota-a-gota subsuperficial em vez de rega gota-a-gota para o milho e as azeitonas;
(5) Redução dos custos da água, reescalonando a rega para períodos em que o preço da energia é menor.
Dois cenários gerais foram formulados: O cenário “superintensivo” incluiu a aplicação de fertilizantes orgânicos, lamas de estações de tratamento de águas residuais e regas deficitárias. Os fertilizantes orgânicos foram aplicados apenas no milho, pois, de acordo com a avaliação individual das tecnologias, é a cultura com maior aumento na ecoeficiência. A tecnologia de rega por défice regulamentado foi considerada para milho, olival e pastagens para áreas de baixa pressão e alta pressão. O uso de lamas tratadas foi considerado apenas para pastagens (alta pressão) devido a restrições com a disponibilidade de lamas.
O segundo cenário de “baixo consumo intensivo” incluía tecnologias de fertilizantes orgânicos, lamas e rega deficitária apenas para áreas de alta pressão, ou seja, fertilizantes orgânicos aplicados ao milho, lamas aplicadas em pastagens e rega deficitária regulada aplicada a milho, azeitonas e pastagens.A combinação de diferentes tecnologias resultou em uma melhoria considerável para todos os indicadores ambientais.
A implementação do cenário “superintensivo” reduziu a depleção de combustíveis fósseis em 21% e a eutrofização em 62%. Para o cenário de “baixa intensidade”, esses dois indicadores foram reduzidos em 11% e 33%, respetivamente. Em relação ao desempenho económico, a implementação de fertilizantes orgânicos e lamas diminuiu os gastos com fertilização. A rega deficitária diminui os custos associados ao consumo e transporte de água.