Inovação para a Agricultura

FacebookTwitterGoogle BookmarksRSS Feed
PT EN
  • S14
  • S12
  • S6
  • S10
  • S5
  • S11
  • S2
  • S8
  • S7
  • S13
  • S3

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

IMPRESSIONS - Impactos e riscos de cenários mais sofisticados: estratégias para soluções inovadoras

Entidade líder do projeto: Natural Environment Research Council
Responsável pelo projeto: Liz Stansfield
Site do projeto: http://www.impressions-project.eu/
Parceiros:

Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa FP; Stiftelsen the Stockholm Environment Institute; Wageningen University; Danmarks Meteorologiske Institut; Suomen Ymparistokeskus; The University of Edinburgh; Dutch Research Institute for Transitions Bv, Holanda; Cranfield University; Jaeger Jill; Scuola Superiore di Studi Universitari e di Perfezionamento Sant'anna; Prospex Bvba; Pensoft Publishers; Fundatia Pentru Tehnologia Informatiei Aplicate In Mediu,Agricultura Si Schimbari Globale; Universitaet Kassel; Joan David Tabara Villalba; Kozep-Europai Egyetem;Centre National De La Recherche Scientifique Cnrs; London School Of Hygiene And Tropical Medicine; Eidgenoessische Technische Hochschule Zuerich; Potsdam Institut Fuer Klimafolgenforschung; Iodine Sprl; Universita' Degli Studi Di Milano-Bicocca; Paris-Lodron-Universitat Salzburg; The Chancellor, Masters And Scholars of The University of Oxford; Fciencias.Id - Associacao Para a Investigacao e Desenvolvimento de Ciencias

Data de início do projeto: 01-01-2013
Data de fim do projeto: 31-12-2018

Fonte de financiamento : 7th FRAMEWORK PROGRAMME
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Existe uma aceitação generalizada de que o clima está em mudança. Foi demonstrado que atingir a meta de 2 ˚C exigirá mais reduções de emissões do que as prometidas atualmente. Sem reduções precoces e drásticas de emissões, as temperaturas médias globais subirão acima da meta acordada. Cenários climáticos, onde o aumento da temperatura está acima de 2 ˚C, ainda são possíveis, apesar dos acordos internacionais. No entanto, existem poucos estudos que avaliam simultaneamente seus impactos potenciais, a capacidade de opções de adaptação para reduzir vulnerabilidades e suas potenciais sinergias e compensações com mitigação.

O IMPRESSIONS pretende preencher essas lacunas de informação, melhorando a compreensão científica das consequências das alterações climáticas sob diferentes cenários socioeconómicos e apoiando o uso desse conhecimento por tomadores de decisão que trabalham com adaptação e mitigação. Descritores: Aquecimento Global; alterações climáticas; medidas de adaptação e mitigação.


Objetivos visados:

A principal abordagem é desenvolver novos cenários e modelos dos impactos de altos níveis de mudança do clima e aplicá-los a cinco casos de estudo em diferentes escalas geográficas: Europa; regional ou local (Escócia, Península Ibérica e Hungria); Um caso de estudo externo à UE que analisa as interações entre a Europa, a Ásia Central, a Rússia e a China. Diferentes opções de adaptação e mitigação serão avaliadas para cada caso de estudo, a fim de ajudar os tomadores de decisão a identificar estratégias robustas para uma gama de possíveis futuros.



Pontos de situação / Resultados:

Em curso.