Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

ECOFINDERS - Função Ecológica e Indicadores de Biodiversidade em Solos Europeus

Entidade líder do projeto: Institut National de la Recherche Agronomique
Responsável pelo projeto: Philippe Lemanceau
Site do projeto: http://projects.au.dk/ecofinders/objectives/
Parceiros:

Natural Environment Research Council; Aarhus Universitet; ECT Oekotoxikologie GmbH; Universitaet Zu Koeln; INRA Transfert S.A.; JRC - Joint Research Centre- European Commission; Lunds Universitet; Koninklijke Nederlandse Akademie Van Wetenschappen – Knaw; Rijksinstituut Voor Volksgezondheid en Milieu; Sveriges Lantbruksuniversitet; TEAGASC- Agriculture and Food Development Authority, Irlanda; IMAR - Instituto do Mar; Universita Degli Studi Di Torino; University College Dublin, National University Of Ireland; The University Court Of The University Of Aberdeen; The Chancellor Masters And Scholars Of The University Of Cambridge; Lancaster University; Wageningen University; Stichting Wageningen Research; Centrum Spolocenskych A Psychologickych Vied Slovenskej Akademie Vied; China Agricultural University; Univerza V Ljubljani; Universita Degli Studi Di Sassari; Asociacion Bc3 Basque Centre For Climate Change – Klima Aldaketa Ikergai; Sruc; Ustav Ekologie Lesa Slovenskej Akademie Vied; The University Of Manchester

Data de início do projeto: 01-01-2011
Data de fim do projeto: 31-12-2014

Fonte de financiamento : 7th FRAMEWORK PROGRAMME
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Os solos fornecem numerosos serviços ecossistémicos essenciais, tais como: produção primária (incluindo produtos agrícolas e florestais); regulação de ciclos biogeoquímicos (com consequências para o clima); filtração de água; resistência a doenças e pragas; e regulação da biodiversidade acima do solo. No entanto, os solos estão sujeitos a muitas ameaças, portanto, há uma necessidade urgente de preservar esse recurso que não é renovável na escala de tempo humano.

A Comissão Europeia quer definir uma política para a gestão sustentável dos solos, com vista a adotar uma diretiva-quadro relativa ao solo, juridicamente vinculativa, como a que existe para o ar e a água. O conhecimento científico e tecnológico sobre a biodiversidade e funcionamento do solo em relação aos serviços ecossistémicos mencionados acima é necessário para alcançar este objetivo.

Descritores: Solos; Biodiversidade; Pragas; Milho; rotação de culturas


Objetivos visados:

O objetivo estratégico da EcoFINDERS é fornecer as ferramentas para projetar e implementar estratégias de solo destinadas a assegurar o uso sustentável dos solos, incluindo:

(1) Caracterização da biodiversidade do solo na Europa;

(2) Determinação das relações entre a biodiversidade do solo, funções do solo e serviços ecossistémicos;

(3) Elaboração de indicadores relevantes para a política e custo-efetivos para monitorar a biodiversidade do solo.



Pontos de situação / Resultados:

Os resultados indicam que a diversidade acima do solo afeta positivamente a estabilidade do solo e resulta num melhor crescimento das plantas devido a um melhor ciclo de nutrientes. A quantificação do valor económico da biodiversidade e serviços do solo foi avaliada através do desenvolvimento de ferramentas e estruturas apropriadas. Análises teóricas e empíricas correspondentes reconheceram potenciais trade-offs entre serviços e realçaram o valor do seguro natural da biodiversidade do solo. As relações solo-biodiversidade-funções-serviços foram traduzidas no sistema socioeconómico para um serviço específico (regulação da água) como um caso de estudo.

Com base no parecer de especialistas, a EcoFINDERS avaliou ainda a relação custo-eficácia dos bioindicadores. Ao avaliar os valores dos serviços ecossistémicos em relação à biodiversidade funcional em solos, aplicou-se um modelo para determinar como o carbono orgânico do solo afeta a produtividade das culturas, e os resultados mostraram que a produção contínua de milho reduz os rendimentos. Portanto, a rotação de culturas é benéfica para os rendimentos. A provisão de serviços ecossistémicos do solo pode, em geral, ser aumentada pela redução da intensidade do uso da terra e do manuseamento do solo.