Universidad Politecnica de Madrid; Instituto Superior de Agronomia; Sveriges Lantbruksuniversitet; Ita-Suomen Yliopisto; Albert-Ludwigs-Universitaet Freiburg; Universidade de Évora
A política florestal e os tomadores de decisão são desafiados pela necessidade de equilibrar a crescente procura por serviços florestais (por exemplo, recreação, proteção, conservação) e produtos à base de madeira (por exemplo, madeira, lenha) com a escassez prevista de oferta em diferentes situações, devida a, por exemplo, incêndios florestais ou secas. Nestas circunstâncias, são necessários trabalhos de investigação sobre os impactos de diferentes perturbações na oferta de serviços e bens.
Descritores: Floresta; Seca; Alterações Climáticas
Para atingir estes tipos de gestão multiuso e integrar risco e incerteza, são necessárias novas ferramentas e modelos. Acresce ainda que essas ferramentas e modelos podem ajudar a desenvolver novas políticas voltadas para a obtenção de determinado nível de serviços e, ao mesmo tempo, sustentar um certo nível de oferta de bens. Servirá ainda para o intercâmbio e a geração de conhecimento sobre florestas multifuncionais, abordando riscos e incertezas.
Em curso.