Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

CoaClimateRisk – O impacto das alterações climáticas e medidas de adaptação para as principais culturas agrícolas na região do Vale do Côa

Entidade líder do projeto: CITAB/UTAD - Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas
Responsável pelo projeto: Helder Fraga (UTAD)
Site do projeto: http://coaclimaterisk.utad.pt/project.html
Parceiros:

ADVID - Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense; SOGRAPE Vinhos SA; Fundação Côa Parque; Universidade do Minho.


Fonte de financiamento : PT 2020, FCT
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Em Portugal, o sector agrícola tem uma elevada importância económica, social e cultural. O Vale do Côa, noEm Portugal, o sector agrícola tem uma elevada importância económica, social e cultural. O Vale do Côa, nonordeste de Portugal, tem fortes ligações ao setor agrário. Na região do Côa, as vinhas e o olival representamcerca de 10% da área total. As pastagens são responsáveis por 2% e as culturas cerealíferas, como trigo emilho, representam 12%. Outras culturas de importantes incluem a castanha (0,6%) e a amêndoa (0,2%).Esses números destacam o fato de que a agricultura é a base económica desta região, considerada Patrimónioda Humanidade pela UNESCO desde 1998.


Objetivos visados:

O projeto visa avaliar os impactos das alterações climáticas, sobre as principais culturas agrícolas no Vale do Côa. Estas previsões irão servir como uma ferramenta de apoio à decisão por parte dos agentes do sector agrícola na região, a médio e longo prazo. Outro dos objetivos prende-se com a avaliação dos impactos económicos que as alterações climáticas irão ter nesta região .


Sumário do plano de ação:
  1. Irá ser utilizado um conjunto de modelos climáticos regionais de última geração, forçados por cenários deemissão de gases de efeito estufa recém-desenvolvidos, serão usados para desenvolver projeções climáticasde alta qualidade.
  2. Isso permitirá uma zonagem bioclimática de alta resolução (com uma resolução espacial de cerca de 1 km) das culturas selecionadas em climas atuais e futuros (até 2100).
  3. Serão utilizados modelos dinâmicos de culturas para avaliar os impactos das alterações climáticas naprodutividade potencial das culturas (e possivelmente noutros parâmetros) à escala local.
  4. Em seguida, a análise de impacto económico estabelecerá uma ligação entre as atividades económicas quecontribuem para o PIB regional
  5. Estudo das principais medidas de adaptação para mitigar os efeitos das alterações climáticas

Pontos de situação / Resultados:

-