Ente Acque della Sardegna (ENAS); Agenzia forestale regionale per lo sviluppo del territorio e l’ambiente della Sardegna (FORESTAS); Ecole Nationale Supérieure d’Hydraulique (ENSH); Energy, Environment and Water Research Center, The Cyprus Institute (CyI); Irrigation and Hydraulics Dept., Faculty of Engineering, Ain Shams University (UNIAS); INRA Bordeaux Sciences Agro UMR 1391 (INRA); Ecole Nationale d’Ingénieurs de Tunis, University of Tunis El Manar (ENIT)
O objetivo geral deste projeto é desenvolver e aplicar metodologias inovadoras para aumentar a eficiência sócio-ecológica do uso da água de ecossistemas geridos ao longo do bioma mediterrânicoo e tipos climáticos. Focando-se num conjunto diversificado de ecossistemas sazonalmente secos, abrangendo um grande gradiente de precipitação média anual (de 35 a 935 mm / ano) em todo o bioma mediterrâneo.
Serão definidas estratégias inovadoras para a sustentabilidade da água na região do Mediterrâneo sob os cenários de alterações climáticas atuais e futuros, otimizando a infraestrutura de água (por exemplo, reservatórios, projeto de rede de poços) e usos da água (irrigação, sistemas de produção animal e atividades industriais). Serão definidas estratégias inovadoras para a sustentabilidade da água na região do Mediterrâneo sob os cenários de alterações climáticas atuais e futuros, otimizando a infraestrutura de água (por exemplo, reservatórios, projeto de rede de poços) e usos da água (irrigação, sistemas de produção animal e atividades industriais).
As estratégias serão definidas com as partes interessadas e autoridades governamentais, que estarão ativamente envolvidas no projeto.
Para aprimorar as ferramentas técnicas preditivas de avaliação de recursos hídricos, será promovido o desenvolvimento de metodologias e técnicas inovadoras para melhor estimar a evapotranspiração, principal parâmetro do balanço hídrico em climas semi-áridos e áridos, propondo-se combinar o uso de covariância de turbilhonamento e observações de fluxo de seiva de árvore Além disso, ferramentas técnicas avançadas (sensores remotos) serão desenvolvidas para monitorizar as principais variáveis de estado que explicam o balanço de energia e água na superfície da terra e para incluir essas observações em sistemas de assimilação de dados, para prever os ciclos hidrológicos de bacias hidrográficas.
A análise dos cenários de clima e uso do solo fornecerá os dados para a gestão e planeamento dos recursos hídricos para otimizar o uso das águas superficiais e subterrâneas. Por fim, será estabelecido um sistema transnacional de monitorização dos rios mediterrâneos para partilhar conhecimentos e dados.
-