Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

ConVIGNA Consociação de milho com feijão-frade

Entidade líder do projeto: LIVING SEEDS SEMENTES VIVAS,S.A
Responsável pelo projeto: Paulo Martinho
Site do projeto: http://anseme.pt/convigna/
Área do plano de ação: Cerealicultura (excepto arroz)
Parceiros:

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PRODUTORES E COMERCIANTES DE SEMENTES; CURVAS DA PRIMAVERA LDA; INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO AGRÁRIA E VETERINÁRIA IP; LIVING FARMS QUINTAS VIVAS, S.A


Prioridade do FEADER: P4) Restaurar, preservar e melhorar os ecossistemas ligados à agricultura e à silvicultura;
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Segundo a Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC), as alterações climáticas são uma das maiores ameaças ambientais, sociais e económicas que o planeta e a humanidade enfrentam. As projeções científicas apontam para que a região mediterrânica seja severamente afetada, prevendo-se efeitos nefastos para a agricultura portuguesa. No caso do milho – a principal cultura arvense de regadio em Portugal - temperaturas mais elevadas e chuvas mais imprevisíveis reduzem a disponibilidade de água no solo, aumentando o risco de deficit hídrico. Temperaturas mais elevadas poderão também afetar o ciclo da planta e o período de enchimento dos grãos, levando a quebras de rendimento. A conjugação destes e doutros fatores ameaça a produtividade das culturas, exige investimentos em irrigação e alterações no processo produtivo, colocando em risco os volumes de produção e o rendimento dos agricultores. A produção em consociação é uma estratégia que permite aos agricultores obter diferentes outputs na mesma exploração, ao mesmo tempo que adotam práticas agrícolas ambientalmente sustentáveis. As consociações com leguminosas grão representam ainda uma estratégia de redução de inputs e mitigação de emissões de gases de efeito estufa (GEE), uma vez que a utilização de leguminosas fixadoras de azoto diminui a necessidade de fertilizantes de azoto, normalmente produzidos através de processos com alto consumo de energia provenientes de combustíveis fósseis.


Objetivos visados:

O objetivo principal deste GO consiste em criar uma metodologia de consociação de milho com feijão-frade adaptada a diferentes regiões de Portugal, num contexto de alterações climáticas. Paralelamente, pretende-se promover o uso de práticas agrícolas sustentáveis e a eficiência dos recursos naturais em Modo de Produção Biológico (MPB). Objetivos específicos: 1. Identificação das melhores variedades de feijão-frade para consociar com milho, quando produzido para consumo humano; 2. Seleção dos genótipos e cultivares de feijão-frade que estão melhor adaptadas ao clima e ao tipo de solo de cada exploração; 3. Testar diferentes práticas culturais (datas e densidades de sementeira, irrigação) para compreender as vantagens e limitações da consociação das duas culturas, tendo em vista potenciais efeitos adversos provenientes das alterações climáticas; 4. Monitorização rigorosa de indicadores selecionados, criando conhecimento que permita planear a produção das duas culturas em consociação; 5. Demonstração, divulgação e disseminação do conhecimento gerado no âmbito deste Grupo Operacional.


Sumário do plano de ação:

Desenvolvimento de variedades de Vigna unguiculata (L.) Walp (feijão-frade) e metodologia de consociação com Zea mays L. (milho) – uma técnica inovadora em Portugal – por forma a promover a eficiência de produção e a adaptação às alterações climáticas destas culturas em território nacional.


Pontos de situação / Resultados:

Conclusões e Perspectivas Futuras

A consocição de milho e feijão-frade originou um efeito positivo sobre o rendimento das duas culturas em Elvas e Idanha-a-Nova, mas não Braga. Estes resultados parecem indicar que a consociação destas duas culturas é mais favorável em locais onde as temperaturas são mais altas e com baixa humidade no solo (Idanha-a-Nova e Elvas), ao contrário de climas mais frescos (Braga), onde não se observaram efeitos positivos da consociação. Neste sentido, a consociação destas duas culturas pode ser uma ferramenta especialmente útil em contextos de escassez hídrica e alterações climáticas.

A produção de milho não foi afetada com o aumento do número de plantas de feijão-frade, indicando que não será necessário uma quantidade elevada de semente de feijão-frade para obter resultados óptimos. Contudo, seria útil haver mais investigação durante vários anos, para testar diferentes densidades em diversas condições metereológicas.

As dotações de rega testadas influenciaram o início das diferentes fases fenológicas da cultura do feijão-frade nas regiões mais quentes. Em relação ao rendimento e ao teor de proteína de cada genótipo, não se observaram diferenças significativas entre as dotações de rega quer em Elvas quer em Idanha-a-Nova, mas em Braga, a maior dotação de rega contribuiu para a obtenção de produções mais elevadas, mas com menor teor de proteína.

No futuro, além do milho e feijão-frade, outras culturas podem ser estudadas em contexto de pequena/média escala, de forma a recolher dados desta metodologia ao nível das condições edafoclimáticas do nosso país. Para aplicação a uma dimensão agrícola de escala superior, será necessário estudar também os processos de mecanização da implementação, manutenção e colheita das culturas.

Em conclusão, este projeto permitiu verificar que existe um imenso potencial por explorar nos recursos genéticos vegetais portugueses, existindo material tradicional com capacidade quer produtiva quer de adaptação.

Por fim, cumpre dizer que é mais atual que nunca explorar culturas pouco exigentes em termos hídricos, como é o caso do feijão-frade, bem como optimizar e diminuir, ao nível do melhoramento genético, as necessidades hídricas das culturas mais exigentes em água, tal como o milho.

Plano de Comunicação e Divulgação

Para divulgação do projecto, foi criado o e sendo actualizado um microsite com informações sobre o projeto, alojado dentro do site da ANSEME, em anseme.pt/convigna/.

Foram criadas páginas para divulgação no site do INIAV ( www.iniav.pt/projetos/convigna ) e no site da Sementes Vivas (em www.sementesvivas.bio/pt/content/30-apoio-convigna).

Foram regularmente publicadas notícias na Newsletter da ANSEME.

www.anseme.pt/images/newsletters/Newsletter-Janeiro-2019.pdf

www.anseme.pt/images/2019/newsletter/Newsletter-Setembro-2019.pdf

www.anseme.pt/images/2020/newsletter/Newsletter-Janeiro-2020.pdf

O contexto e objectivos deste GO foram apresentados em várias conferências:

• PEI-AGRI | Parceria Europeia para a Inovação na Agricultura e Grupos Operacionais realizada a 3 de Outubro de 2017;

• Agri-Innovation Summit 2017 realizado em Oeiras a 11 de Novembro de 2017. O póster apresentado pode ser encontrado em consultado em: inovacao.rederural.gov.pt/images/imagens/Docs_GO/13_-_OG_ConVIGNA.pdf

• Cimeira Nacional Inovação na Agricultura 2018 realizada a 29 de Outubro de 2018, podendo o póster ser visualizado em: agro-inovacao.iniav.pt/images/Startups/Catalogo_AgroInovacao_2018.pdf

Foi também divulgado no no site do Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal.

www.cncalteracoesclimaticas.pt/projetos/convigna

Durante o ano de 2019, o projecto ConVIGNA esteve presente na Feira Nacional de Agricultura, no dia 12 de Junho, no seminário “As alterações climáticas e o futuro do sector agroflorestal”. A apresentação pode ser consultada na Rede Rural Nacional em:

https://www.rederural.gov.pt/component/jdownloads/?task=download.send&id=1667&catid=105&m=0&Itemid=101

No dia 6 de Setembro foi organizado um dia aberto para visita ao campo de ensaio em Idanha-a-Nova, nas instalações da Living Seeds-Sementes Vivas. Este dia de campo foi amplamente divulgado tanto no website do projecto, como em publicações do sector:

www.agroportal.pt/visita-a-campos-de-feijao-frade-no-ambito-do-grupo-operacional-convigna-6-de-setembro-idanha-a-nova/

https://www.flfrevista.pt/2019/09/visita-aos-campos-do-projecto-convigna-em-idanha-a-nova/

No ano de 2020, devido à pandemia COVID-19 não foi possível realizar os dias de campo previstos. Também a presença em feiras e eventos foram condicionadas pela pandemia devido ao cancelamento das mesmas.

Os resultados preliminares do GO foram divulgados na Folha Informativa 51 da Rede Rural Ncional:

www.rederural.gov.pt/index.php?option=com_acymailing&ctrl=archive&task=view&mailid=319&key=XWAR1mXv&subid=-&tmpl=component&Itemid=224

Por fim em 2021, foi realizado um poster e apresentação oral na conferência internacional da Eucarpia “Breeding and seed sector innovations for organic food systems” no evento online que decorreu entre 8 e 10 de Março de 2021 Foi ainda realizado um artigo, publicado na edição de Março da revista Voz do Campo, que pode ser consultado em:

vozdocampo.pt/2021/11/03/consociacao-de-milho-e-feijao-frade/

O Relatório Final de Execução pode ser consultado AQUI

 

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos