BEIRABAGA - SOCIEDADE DE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO PEQUENOS FRUTOS LDA; CAMPINA PRODUÇÃO AGRÍCOLA LDA; CENTRO OPERATIVO E TECNOLÓGICO HORTOFRUTÍCOLA NACIONAL; FIRST FRUIT PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO, UNIPESSOAL LDA; MIRTISUL - PRODUCAO DE MIRTILOS LDA
A produção e a procura mundial dos pequenos frutos têm crescido nos últimos anos, com aumento significativo na Europa, o principal mercado das exportações nacionais. Portugal, pela sua dimensão, não pode ser um importante competidor em volumes de produção, mas pode ocupar uma razoável faixa de mercado com produções de qualidade. Por outro lado, existem espécies endémicas ainda não exploradas comercialmente (camarinhas e amoras silvestres), cujo fruto pode constituir uma nova oportunidade em nichos de mercado. Algumas regiões possuem boas condições edafoclimáticas para a produção de época e outras para a produção foradeépoca de pequenos frutos. A região do litoral Alentejano é o local privilegiado para a produção precoce de primavera e tardia de outono, e o Algarve a região por excelência para a produção de inverno, com vantagens em relação a alguns países da orla mediterrânea. Tendo em conta o levantamento das necessidades da produção ao nível das várias culturas que integram os pequenos frutos no respeitante: à melhoria e sustentabilidade dos sistemas produtivos, à adaptação da produção às oportunidades dos mercados internos e de exportação e à vantagem competitiva da região sul do país, pelas excelentes condições climáticas, considerase uma oportunidade inovar/desenvolver tecnologias de produção sustentáveis e competitivas com vista ao alargamento da época de produção e consequentemente aproveitar as oportunidades de mercado, particularmente de exportação pela valorização que atribui aos pequenos frutos fora de época. Esta iniciativa promove o setor dos pequenos frutos, tornando-o mais eficiente na utilização dos fatores de produção, alargando a produção para um período de maior valorização económica e inovando os atuais sistemas de produção numa ótica da sustentabilidade, procurando novos nichos de mercado.
A equipa científica possui elevado conhecimento sobre as culturas/itinerários com trabalhos nacionais e internacionais publicados e projetos executados, com os parceiros desta iniciativa, assegurando um bom conhecimento da situação de partida para desenvolver a oportunidade que esta iniciativa se propõe a abordar. Objetivos visados O objetivo principal desta parceria é inovar ao nível das tecnologias de produção para as culturas alvo, tirando partido da vantagem competitiva da região sul do país pelas suas excelentes condições edafoclimáticas, permitindo o alargamento da época de produção e consequentemente obtenção de produção para disponibilizar no mercado internacional com variedades de interesse (qualidade, produtividade e valorização de mercado).
Considerando cada uma das culturas alvo temos como objetivo específico:
a) Cultura da framboesa: otimização da técnica de produção com lançamentos pré tratados (indução floral e dormência) para obtenção de frutos de fevereiro a março. Avaliação da possibilidade de produzir no norte de Portugal plantas long-cane para utilização no sul;
b) Cultura do morango: desenvolvimento da tecnologia de produção com plantas tray, em cultura protegida sem solo, para produção de frutos entre novembro e março. Avaliar a possibilidade de obter uma segunda produção com a utilização de luz LED e/ou por manutenção das plantas em câmara frigorífica;
c) Cultura do mirtilo: desenvolvimento da produção de mirtilos em solo e substrato e com manipulação do ciclo produtivo tendo como objetivo a produção de frutos entre março – maio (antecipada) e setembro outubro (tardia) comparando duas regiões de produção;
d) Cultura da amora: otimização da técnica de produção com lançamentos prétratados (indução floral e dormência) com modelação das horas de frio e unidades de calor para a produção de frutos entre março e maio;
e) Espécies endémicas: introduzir em cultura os genótipos de interesse com base na qualidade do fruto e da produção tendo em vista os mercados de exportação;
f) Desconhecendo-se o impacto destas tecnologias na ocorrência das pragas e doenças, é necessário o acompanhamento das mesmas para uma eficaz e atempada atuação.
Aumentar a competitividade do sector de pequenos frutos na região sul através do desenvolvimento e demonstração de tecnologias de produção inovadoras assegurando a sustentabilidade dos sistemas e a valorização dos recursos genéticos endógenos.
Ações de demosnstração:
1ª Ação de Demonstração – Morango: realizou-se no passado dia 22 de fevereiro na Campina Produção Agrícola, Lda - Olhão.
2ª Ação de Demonstração – Framboesa: realiza-se dia 15 de março no Auditório da Associação de beneficiários do Mira, Odemira.
3ª Ação de Demonstração "Produção de morango e amora na tecnologia tray e long-cane" – Morango/Amora:realiza-se dia 6 de abril na Campina Produção Agrícola, Lda - Olhão/ Beirabaga - Tavira.
4.ª Ação de Demonstração - Amora no II Encontro Nacional de produtores de Amora: realiza-se dia 14 de abril em Vieira do Minho.
Seminário "Desafios e Inovação" - COTHN - 7 de setembro (Agroglobal)
5ª Ação de Demonstração - Decorreu no dia 18 de janeiro de 2019 em Olhão. Esta ação tem como objetivos a apresentação dos resultados do 1º ano do Campo de Demonstração, a análise da tecnologia de produção com plantas ‘tray’ e a visita ao Campo-Piloto instalado na empresa- parceiro Campina Produção Agrícola.
6.ª Ação de Demonstração - Decorrerá no dia 9 de maio de 2019 em Odemira. Dedicada à produção de framboesa em lançamentos de segundo ano (long cane), onde serão apresentados os resultados do Campo de Demonstração da cultura obtidos no ensaio de 2018 e poderão ser visitados os túneis do Campo Piloto instalado já em 2019. Este ano será possível observar as diferenças entre os lançamentos produzidos em viveiros portugueses, Odemira e S. Tirso, e os obtidos em viveiro na Holanda.
7.ª Ação de Demonstração - Sessão Morango - Campina Produção Agrícola Lda., Olhão, Quinta da Moita Redonda/ Visita ao Campo de Demonstração de Amora
8.ª Ação de Demonstração - Decorrerá no próximo dia 11 de julho no parceiro Mirtisul, Lda, em Grândola, a 8.ª Ação de demonstração do Grupo Operacional Competitive SouthBerries.Decorrerá no próximo dia 11 de julho no parceiro Mirtisul, Lda, em Grândola, a 8.ª Ação de demonstração do Grupo Operacional Competitive SouthBerries. Consulte o programa AQUI.
Resultados do GO divulgados em póster na Cimeira Cimeira Nacional de AgroInovação 2022, realizada 11 e 12 de outubro no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas - CNEMA, em Santarém. Consulte Póster aqui (pdf)
Este GO foi apresentado no Agri-Innovation Summit 2017. O póster apresentado pode ser visto aqui.
Divulgação do Manual do projeto:
"Tecnologias de Produção de Pequenos Frutos para Produção Fora de Época" - Consultar aqui.