Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projeto KARMA2020 - Conversão de resíduos de aves em matérias-primas valiosas

logo karma2020A indústria avícola é responsável por uma quantidade considerável de resíduos. Só a União Europeia (EU) gera 3,1 milhões de toneladas de resíduos de penas por ano. Este subproduto é normalmente convertido em ração animal de baixo valor nutritivo ou incinerado. Estas opções não só são insustentáveis do ponto de vista ambiental e de saúde publica, como se perde uma oportunidade de contribuir para a economia circular.

Um grupo de investigadores europeu desenvolveu tecnologias de conversão eficientes que permitem o fabrico de matérias-primas (queratina hidrolisada, bioplásticos, revestimentos resistentes ao fogo, resinas termoendurecíveis de base biológica) em grande escala, a partir das penas de aves. O projeto “KARMA2020” é financiado pela UE e coordenado pelo CIDETEC, que é uma organização de investigação aplicada que integra três institutos de referência internacional nos campos do armazenamento de energia, engenharia de superfícies e nanomedicina.

Aceda ao site do projeto aqui.

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos