É hoje lançado o novo portal alimentequemoalimenta.pt, uma plataforma online de promoção e divulgação de circuitos curtos alimentares, que visa aproximar produtores e consumidores e fomentar o consumo de produtos locais, assim como dinamizar o recurso aos mercados de proximidade.
O novo site, que adota o mote da campanha Alimente quem o Alimenta do Ministério da Agricultura, já se encontra disponível e pretende contribuir para a agilização do escoamento de produtos locais, os quais também assumem um papel fundamental na garantia de uma alimentação saudável e equilibrada.
Qualquer produtor, de forma simples e rápida, poderá efetuar o seu registo para anunciar os seus produtos e cabazes disponíveis para encomenda, entre os quais produtos como frutas, frutos secos, hortícolas, leguminosas, carne, charcutaria, cogumelos, compotas, ervas aromáticas, flores, licores, mel, ovos, pão e similares, queijos, vinhos, entre outros.
Após o registo, o produtor passa a constar de um vasto conjunto de produtores de todo o continente, disponibilizando os seus contatos diretos para todos os que procurem a aquisição de produtos frescos e locais.
Este é um projeto desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, a Rede Rural Nacional, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária, as Direções Regionais de Agricultura e Pescas, a Federação Minha Terra, os Grupos de Ação Local e os Municípios.
Leia a Nota de Imprensa do Ministério da Agricultura sobre o lançamento da plataforma "Alimente quem o Alimenta".