Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Jornada de PAM em Braga com balanço positivo

EPAM jornadasDecorreram no passado dia 6 de fevereiro, nas instalações do Banco Português de Germoplasma Vegetal (BPGV), em S.Pedro de Merelim, nos arredores de Braga, o 23º Encontro Local de Produtores de PAM e a Assembleia Geral do CCPAM – Centro de Competências das Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares. 

Entre os dois eventos, teve lugar o workshop “Conservação e valorização de recursos genéticos de PAM”, em que foi possível conhecer o trabalho exemplar e estratégico levado a cabo pela equipa de técnicos do BPGV na conservação e valorização dos recursos genéticos, contribuindo assim para assegurar a diversidade biológica e a produção agrícola sustentável actual e futura.

É de notar que o BPGV é hoje uma das maiores infraestruturas de conservação de recursos genéticos do mundo, que guarda actualmente uma colecção de mais de 47 mil amostras de 150 espécies e 90 géneros de cereais, plantas aromáticas e medicinais, fibras, forragens e pastagens, culturas hortícolas e outras espécies.

Agradecimentos especiais são devidos às engenheiras Ana Barata e Violeta Lopes, do BPGV, pelo acolhimento e apoio na organização desta jornada de trabalho, elogiada por todos os participantes. Encontro de Produtores e Workshop proporcionaram momentos muito interessantes de reflexão sobre os desafios que se colocam a esta fileira, em Portugal, assim como da importância do desenvolvimento de soluções colaborativas e estratégicas.

A Assembleia Geral Eleitoral do Centro de Competências de Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares (CCPAM),  realizada durante a tarde, apresentou a seguinte ordem de trabalhos:
1.Relatório de execução do Projecto CCPAM/PDR2020;
2.Apresentação das actividades realizadas pelos membros do CCPAM, seu contributo para o Plano Estratégico 2018/2021 e respectiva avaliação;
3.Adesão de novos membros ao CCPAM
4.Eleição do Conselho Executivo (CE) do CCPAM para o período 2020-2021;
5.Outros assuntos (entre os quais a apresentação, pela Labfit, de uma proposta de projecto plurianual para o desenvolvimento da fileira, em articulação com os objectivos e recursos associados ao Plano Estratégico do CCPAM).


Para os próximos 2 anos, o Conselho Executivo do CCPAM contará com a ADCMoura/EPAM, a Universidade de Coimbra/ Faculdade de Farmácia, o INIAV/ Banco Português de Germoplasma Vegetal e as empresas Ervital e Ervitas Catitas.

Estas actividades realizaram-se no âmbito do projeto CCPAM/ PDR2020.

Notícia originalmente publicada no site da EPAM.

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos