Decorreram no passado dia 6 de fevereiro, nas instalações do Banco Português de Germoplasma Vegetal (BPGV), em S.Pedro de Merelim, nos arredores de Braga, o 23º Encontro Local de Produtores de PAM e a Assembleia Geral do CCPAM – Centro de Competências das Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares.
Entre os dois eventos, teve lugar o workshop “Conservação e valorização de recursos genéticos de PAM”, em que foi possível conhecer o trabalho exemplar e estratégico levado a cabo pela equipa de técnicos do BPGV na conservação e valorização dos recursos genéticos, contribuindo assim para assegurar a diversidade biológica e a produção agrícola sustentável actual e futura.
É de notar que o BPGV é hoje uma das maiores infraestruturas de conservação de recursos genéticos do mundo, que guarda actualmente uma colecção de mais de 47 mil amostras de 150 espécies e 90 géneros de cereais, plantas aromáticas e medicinais, fibras, forragens e pastagens, culturas hortícolas e outras espécies.
Agradecimentos especiais são devidos às engenheiras Ana Barata e Violeta Lopes, do BPGV, pelo acolhimento e apoio na organização desta jornada de trabalho, elogiada por todos os participantes. Encontro de Produtores e Workshop proporcionaram momentos muito interessantes de reflexão sobre os desafios que se colocam a esta fileira, em Portugal, assim como da importância do desenvolvimento de soluções colaborativas e estratégicas.
A Assembleia Geral Eleitoral do Centro de Competências de Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares (CCPAM), realizada durante a tarde, apresentou a seguinte ordem de trabalhos:
1.Relatório de execução do Projecto CCPAM/PDR2020;
2.Apresentação das actividades realizadas pelos membros do CCPAM, seu contributo para o Plano Estratégico 2018/2021 e respectiva avaliação;
3.Adesão de novos membros ao CCPAM
4.Eleição do Conselho Executivo (CE) do CCPAM para o período 2020-2021;
5.Outros assuntos (entre os quais a apresentação, pela Labfit, de uma proposta de projecto plurianual para o desenvolvimento da fileira, em articulação com os objectivos e recursos associados ao Plano Estratégico do CCPAM).
Para os próximos 2 anos, o Conselho Executivo do CCPAM contará com a ADCMoura/EPAM, a Universidade de Coimbra/ Faculdade de Farmácia, o INIAV/ Banco Português de Germoplasma Vegetal e as empresas Ervital e Ervitas Catitas.
Estas actividades realizaram-se no âmbito do projeto CCPAM/ PDR2020.
Notícia originalmente publicada no site da EPAM.