Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projeto agROBOfood disponibiliza 2,65 milhões de euros a PME

agROBOfood logoO agROBOfood é um projeto Horizonte 2020, que conta com a participação no INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, e visa criar um ecossistema europeu para a implementação efetiva de tecnologias robóticas no setor agro-alimentar, e apoiar as PME a tornarem-se mais eficientes e competitivas.

O projeto abrange os domínios da robótica, da agricultura, da I&D e dos negócios, através da criação de uma rede sustentável de Digital Innovation Hubs. Esta rede conta já com 49 DIH e 12 Centros de Competência, inseridos em 7 Clusters Regionais na Europa, que apoiarão as empresas no processo de digitalização, interligando diferentes stakeholders. O núcleo principal do projeto é formado por Innovation Experiments, organizadas e monitorizadas pelos DIH. Nos Clusters Regionais, Innovation Experiments iniciais demonstrarão inovações robóticas no agro-alimentar, de forma a garantir a sua replicabilidade e ampla adoção ao nível europeu.

Numa tentativa de impulsionar a adoção da robótica no agro-alimentar, e de forma a reforçar a sua rede, o agROBOfood acaba de lançar o seu primeiro concurso, destinado ao financiamento de Innovation Experiments adicionais.

Através desta Open Call, o projeto irá disponibilizar 2,65 milhões de euros a PME (entre 300-500 mil euros por proposta).

Este concurso visa:
• apoiar a indústria, nomeadamente as PME do setor agro-alimentar, no processo de transformação digital, através do desenvolvimento de demonstradores e plataformas, da transferência de tecnologia e outros serviços;
• apoiar a indústria europeia de automação (máquinas agrícolas, manuseio de materiais, etc.), para poder beneficiar das oportunidades de orientação, apoio e de fazer equipa com startups e PME do setor da robótica;
• mobilizar co-financiamento privado (através de aquisições por parte de players industriais importantes, de investimentos de capital de risco empresariais, etc.) que irão apoiar o escalar de tecnologias robóticas e acelerar a transformação digital do setor agro-alimentar.

Neste concurso, podem-se inscrever pequenos consórcios (2-5 parceiros) do setor agro-alimentar e da robótica, devendo incluir, pelo menos, uma PME como utilizador final, e uma PME tecnológica. Os candidatos deverão ter sede em qualquer um dos Estados-Membro, ou em países associados ao H2020.

Os critérios essenciais para a participação no concurso são:
• abordar uma necessidade comercial no setor agro-alimentar;
• desenvolver uma solução baseada em tecnologias robóticas;
• recorrer a um DIH parceiro local como ponto de contacto preferência (em Portugal poderão recorrer ao INESC TEC pelo seguinte e-mail: filipe.n.santos[at]inesctec.pt);
• concordar com a utilização dos serviços transfronteiriços da rede;
• o consórcio tem de ter um fabricante de tecnologia e utilizador final da tecnologia.

A Open Call for Innovation Experiments estará aberta até 31 de maio. O período de implementação irá decorrer entre setembro de 2020 e maio de 2022.

Todas as informações relevantes para a candidatura (formulário do concurso, guia de apoio a candidatos e outras informações) estão disponíveis no site do agROBOfood.

Contactos: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou filipe.n.santos[at]inesctec.pt

Ligações úteis:

Newsletter: https://agrobofood.eu/open-calls/
Twitter: https://twitter.com/agROBOfood 
Facebook: https://www.facebook.com/agROBOfood.H2020/ 
Linkedin: https://www.linkedin.com/showcase/agrobofood/

Notícia enviada pelo INESC TEC, membro da rede Rural Nacional.

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos