Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Investigadora Alice Jones reconhece GO SambucusValor como uma iniciativa de grande relevo em Portugal

Sambucus valor logoNo âmbito do projeto relacionado com a bolsa de viagem à volta do mundo para fazer um ponto de situação da cultura do sabugueiro, Alice Jones, numa visita recente a Portugal, identificou o GO SambucusValor como uma iniciativa de grande relevo para o país, e que está em linha com as atividade que ela está a desenvolver no Reino Unido com vista à valorização dos produtos de caracter regional, saudáveis, minimamente processados e cuja adequada valorização pode ter um papel fundamental na economia das comunidades locais.

Alice Jones é uma especialista e investigadora na área das ciências alimentares e sensoriais na Universidade de Nottingham, no Reino Unido. Desde 2016 integra uma equipa que trabalha na capacitação para a inovação, estando envolvida em vários projetos dos quais se destaca um projecto financiado pelo FEDER, que tem como objetivo sistematizar conhecimentos científicos e fornecer apoio às pequenas e médias empresas (PMEs) produtoras de alimentos na região de Derbyshire e Nottinghamshire.

Alice Jones tem ainda um interesse especial pela cultura e produtos à base de sabugueiro e recentemente foi-lhe atribuída uma bolsa de viagem para viajar pelo mundo para conhecer a cultura do sabugueiro e as respetivas comunidades locais, assim como os produtos disponíveis no mercado e o estado de conhecimento científico. Esta bolsa de viagem tem como objetivo central perceber no curto e médio prazo quais poderão ser as regiões do mundo que podem funcionar como fornecedores de flores de sabugueiro de elevada qualidade para dar resposta à crescente procura por este tipo de produto.

Sambucus valor

Tradicionalmente, as indústrias que utilizam flores de sabugueiro no Reino Unido dependem essencialmente de flores silvestres colhidas à mão. No entanto, nos últimos anos verificou-se um grande desenvolvimento das indústrias de processamento de flores de sabugueiro, em termos de dimensão das empresas e do número crescente de produtos à base de sabugueiro produzidos para o mercado nacional, e também para exportação. Esta nova realidade levou à identificação da necessidade crescente de fontes sustentáveis de flor de sabugueiro e a interação de Alice Jones com os produtores de sabugueiro no Reino Unido também revelou o interesse que existem em apostar em novas culturas de alto valor, nas quais se inclui o sabugueiro.

Efetivamente, existe uma grande complementaridade entre as a atividade de Alice Jones e os objetivos do GO SambucusValor, que visa o desenvolvimento de produtos alimentares de valor acrescentado partir do sabugueiro, com vista a aumentar a sua penetração no mercado nacional e nos mercados internacionais. Com este projecto pretende-se avançar na gestão e valorização da cultura de sabugueiro com base na criação de indicadores de qualidade e de estratégias de produção e transformação sustentáveis, nomeadamente por integração de competências e recursos instalados nas entidades parceiras, que devem culminar na criação de um centro piloto do sabugueiro potenciador deste desenvolvimento.

Tal como tem sido defendido Alice Jones, a equipa do GO SambucusValor tem uma forte convicção sobre o papel fundamental das cadeias de valor integradas de valorização dos produtos naturais, garante da qualidade, integridade e autenticidade dos produtos alimentares. A implementação com sucesso desta estratégia só é possível se os produtores agrícolas e indústrias se conhecerem e trabalharem em parceria.

A equipa do GO SambucusValor considera que foi um privilégio Alice Jones ter identificado este projeto como um projeto importante na sua rota mundial do conhecimento do sabugueiro.

No início de novembro, Alice Jones visitou os campos de sabugueiro na zona de Tarouca, acompanhada por Bruno Cardoso da InovTerra, entidade coordenadora do GO SambucusValor, onde teve a oportunidade de conhecer a zona do Vale do Varosa e Távora, a principal zona produtora de sabugueiro em Portugal, através de vistas aos campos, prova de produtos regionais e interacção com a população local.

Alice Jones visitou também o Departamento de Química da Universidade de Aveiro, onde estão a ser desenvolvidas várias actividades no âmbito do GO SambucusValor, desde o estabelecimento de indicadores de qualidade da cultura, a pesquisa de compostos com valor nutricional, até à inovação e desenvolvimento de novos produtos alimentares minimamente processados, saudáveis e que tenham uma história que os liguem à região e aos seus produtores locais. Alice Jones visitou os laboratórios onde estão a ser realizados estes desenvolvimentos e houve uma reunião para partilha de conhecimentos, competências e identificação de actividades futuras de colaboração.

Considero que esta visita foi mais uma actividade muito importante do GO SambucusValor na divulgação e promoção do sabugueiro português, colocando-o na rota mundial do sabugueiro e potenciando a sua valorização, pela criação de parcerias estratégicas e reforço de competências.

O Grupo Operacional (GO) SambucusValor é uma iniciativa financiada no âmbito do PDR2020 através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) (PDR2020-101-031117, Parceria nº 146/Iniciativa nº 341), que está em funcionamento desde 2018 e visa a valorização integrada do sabugueiro em função dos padrões de consumo saudável, com intervenção desde a planta à criação de novos produtos alimentares de valor acrescentado.

Notícia enviada por Sílvia M. Rocha (QOPNA/LAQV-REQUIMTE & Departamento de Química, Universidade de Aveiro).

Fotos de Bruno Cardoso (InovTerra).

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos