Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Anunciados os resultados do Concurso Europeu de Inovação Rural (EURIC)

liaison logoEm janeiro de 2019, o projeto Horizonte 2020 'LIAISON' lançou um concurso por toda a Europa com o objetivo de encontrar iniciativas inovadoras e inspiradoras na agricultura, silvicultura e no sector agroalimentar, com a participação de um total de 220 empresas, projetos e iniciativas de 21 Estados-Membros da UE e de 2 países vizinhos.

Um júri internacional de especialistas profissionais independentes selecionou 15 como Embaixadores Europeus da Inovação Rural, representativos de diferentes setores e áreas geográficas.

Os Embaixadores da Inovação Rural selecionados para Portugal são o Programa de Sustentabilidade de Vinhos do Alentejo e d´BAGAR.

Cada um dos embaixadores selecionados receberá materiais promocionais personalizados e reconhecimento internacional, além da possibilidade de beneficiar de inúmeras oportunidades de networking.

Segundo o investigador José Muñoz-Rojas do ICAAM - Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas da Universidade de Évora, o parceiro LIAISON em Portugal: “Os tempos estão a mudar! Em toda a Europa, os sectores agrícola, florestal e agroalimentar enfrentam grandes desafios sociais, económicos e ambientais - bem como grandes novas oportunidades. Atualmente, a inovação rural é um tópico muito discutido, quer seja à mesa de uma cozinha ou nos escritórios da Comissão Europeia em Bruxelas. Por isso, decidimos encontrar o maior número possível de bons exemplos de inovação rural, e dar a conhecer estas ideias”.

Todos os embaixadores serão homenageados na Cerimónia que ocorrerá dia 3 de dezembro de 2019 em Bruxelas durante o as comemorações anuais dos Dias de Inovação Orgânica, organizado pela TP Organics.

Para mais informações aceda aqui ou contacte: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

NOTAS:

  • LIAISON é um projeto de 'múltiplos atores', financiado pela Comissão Europeia, e visa entender o que faz uma parceria de sucesso para a inovação. Porque será que algumas parcerias têm a capacidade de se organizar, pensar em novas ideias e criar algo novo? Como é que poem em pratica estas ideias e as transformam em algo com aplicação prática real? O objetivo principal do LIAISON é como incentivar mais dessas parcerias de sucesso para a inovação!

Siga LIAISON no Twitter para obter informações atualizadas: @ liaison2020 # EURIC19

Detalhes de todos os Embaixadores da Inovação Rural (além dos selecionados) podem ser encontrados na página da LIAISON: http://liaison2020.eu/euric/

  • O projeto LIAISON envolve 17 parceiros em 15 países. O projeto recebe financiamento do programa de pesquisa e inovação Horizonte 2020 da União Europeia sob o contrato de financiamento nº 773418.
  • TP Organics é uma das 40 plataformas tecnológicas europeias (ETP) oficialmente reconhecidas pela Comissão Europeia. A sua missão é fortalecer a pesquisa e inovação sobre os produtos orgânicos e outras abordagens agroecológicas que contribuem para sistemas sustentáveis ​​de agricultura e alimentação. Para alcançar essa missão, reúne empresas, investigadores, agricultores, consumidores e organizações da sociedade civil que atuam na cadeia de valor orgânico, desde a produção, procura e oferta até ao processamento, comercialização e consumo dos alimentos.

Notícia enviada pelo ICAAM/UE, membro da Rede Rural Nacional.

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos