O projeto milkEE irá realizar um workshop destinado a produtores de leite no próximo dia 25 de Novembro, pelas 14h30, na PROLEITE (Adães, UL, Oliveira de Azeméis). O projecto milkEE, que surge no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020) – Rede Rural Nacional (RRN), tem como principal objetivo promover a competitividade dos produtores de leite através da diminuição dos custos de produção, mostrando que é possível ter explorações mais competitivas e em simultâneo ambientalmente mais sustentáveis, mediante a melhoria da eficiência na utilização da água, da energia e dos efluentes.
A apresentação do milkEE aos produtores estará a cargo da Eng.ª Paula Frutuoso da PROLEITE. O ISQ apresentará os resultados obtidos nos diagnósticos energéticos e hídricos a explorações leiteiras, evidenciando os principais consumos e analisado as principais medidas que permitem aumentar a eficiência das explorações nestes domínios.
O Prof. Henrique Trindade da UTAD fará o diagnóstico das explorações relativamente ao uso dos efluentes, realçando a importância do balanço de nutrientes na gestão das explorações leiteira. Também a cargo do ISQ ficará a apresentação da aplicação milkEE, desenvolvida no âmbito do projeto e que permite a cada exploração leiteira aceder e, carregando alguma informação relativa aos seus consumos e equipamentos, ter um autodiagnóstico com sugestões de melhoria e fazer uma análise comparativa com a média das outras explorações que já utilizaram a aplicação, mantendo sempre a confidencialidade dos dados.
Os produtores participantes poderão apresentar e esclarecer as dúvidas num espaço para debate, cuja moderação estará a cargo do Eng.º Domingos Godinho da CONFAGRI.
O Workshop é aberto a todos os interessados. Solicita-se inscrição até ao dia 24/11 para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou telf.218118058.
O projeto MilkEE é formado por um consórcio entre a CONFAGRI (que coordena), AGROS, PROLEITE, LACTICOOP, UTAD e ISQ.
Consulte o programa.
Notícia enviada pela Confagri, membro da Rede Rural Nacional.