O SHERPA - Sustainable Hub to Engage into Rural Policies with Actors, é um projeto Horizonte 2020, financiado pela Comissão Europeia, que pretende contribuir para a formulação de políticas e investigações futuras nas áreas rurais, tendo a CONSULAI como parceira.
Tem como principal objetivo envolver os cidadãos, stakeholders, cientistas e organismos com poder de decisão na formulação de recomendações para redefinir as políticas de desenvolvimento europeias e a agenda de investigação para as áreas rurais. A interação entre os diferentes atores ocorrerá em 40 plataformas multi-ator (MAPs) disponíveis em 20 estados-membros e numa plataforma a nível da UE.
O projeto SHERPA contribuirá para o desenvolvimento de políticas em três áreas:
• Atribuir apoios para a elaboração de futuras políticas de investigação, com foco na preparação de programas de trabalho no âmbito do Horizonte Europa;
• Apoiar a implementação de políticas relevantes para as áreas rurais no período de programação 2021-2027;
• Ajudar na definição da orientação da política rural no próximo período de programação (pós-2027).
A abordagem de implementação do projeto é baseada em quatro linhas orientadoras: programação flexível de atividades para permitir contribuições oportunas e responsivas à formulação de políticas; imparcialidade e transparência; reconhecimento da diversidade dos territórios rurais da UE e interações a vários níveis; co-construção.
O projeto SHERPA foi delineado para garantir o uso efetivo do conhecimento adquirido em investimentos anteriores e capacitar os principais atores no desenvolvimento de políticas públicas nas áreas rurais. O projeto estabelecerá um novo padrão de definição de uma visão comum para o futuro das áreas rurais e na participação da sociedade por meio da avaliação de resultados de investigações anteriores, desenvolvimento e avaliação de soluções para enfrentar desafios e oportunidades nas próximas duas décadas.No decorrer da reunião de arranque do SHERPA, as MAPs do projeto expressaram interesse em trabalhar em diversas questões políticas relacionadas com a provisão de serviços, mudanças climáticas, digitalização e sustentabilidade. Um resultado importante do projeto será o desenvolvimento de documentos de posição que fornecerão recomendações de políticas numa área temática específica, com base em projetos anteriores e na contribuição local dos MAPs.Com a união de 17 parceiros de toda a Europa, o SHERPA pretende criar fortes aptidões em campo e inspirar um maior envolvimento das partes interessadas no processo de formulação de políticas baseados em evidências. É com grande satisfação e sentido de responsabilidade que a CONSULAI é parceira deste projeto.O que se segue?No início do próximo ano, o SHERPA testará a metodologia em vários MAPs selecionados em diferentes estados-membros para desenvolver os primeiros documentos de posição do projeto. O website oficial do projeto será lançado muito brevemente, assim como as contas nas diversas redes sociais.
Para mais informações relativas ao projeto ou aos seus parceiros, visite:https://cordis.europa.eu/project/rcn/225217/factsheet/en